Faça sementeiras sustentáveis para a sua horta

Faça sementeiras sustentáveis para a sua horta

Uma horta para uma vida saudável, desenvolvida de maneira sustentável; uma ótima combinação, não? E isso pode ser feito desde o início do cultivo, com uma sementeira feita por você, com materiais que iriam para o lixo.

As sementeiras são de extrema importância para que as mudas possam começar a crescer, antes de serem transplantadas para o solo. Muitas vezes, porém, nesse transplante, a planta acaba sendo danificada. Algumas sementeiras naturais que possam ser plantadas junto com a planta é uma ótima alternativa para evitar isso, além de, ainda, agregarem nutrientes à medida que se decompõem. Veja alguns exemplos:

Sementeira de casca de abacate

Coloque a terra e as sementes na casca da fruta e a apoie em um vaso pequeno para que fique firme por vários dias. Na hora de passar para o local definitivo para o cultivo, pegue a casca com cuidado, já que, mais ressecada, fica quebradiça.

Sementeira de cascas de frutas cítricas

Também é possível fazer uma sementeira com casca de frutas cítricas, como o maracujá, por exemplo. O mais indicado nesse caso é para mudas que não são muito grandes, já que não há muito espaço para raízes.

Sementeira de rolo de papel higiênico

Após o papel higiênico chegar ao fim, o rolo que iria para o lixo pode virar uma sementeira muito fácil de fazer. Em uma das pontas do rolo, faça cortes verticais de aproximadamente dois centímetros, deixando um pequeno espaço entre eles. Em seguida, dobre essas partes para dentro e, então, coloque a terra e as sementes que irá plantar. Para que a semente brote, é preciso regar diariamente.

Normalmente, as sementes irão começar a germinar em alguns dias e, aí, é o sinal de que elas já estão prontas para ser plantadas em um vaso maior, ou no solo. Como o rolo de papel é um material orgânico, ele poderá ser plantado junto com a semente e, com o tempo, irá se decompor sem causar prejuízos à planta.
Sementeira de casca de ovo

As cascas de ovos também podem ser plantadas diretamente no solo depois que as mudas alcançarem um tamanho desejável, fornecendo nutrição à planta e ao solo ao redor.

Quebre os ovos na parte superior, que é a extremidade mais estreita, com uma faca afiada e despeje o ovo para uso.Enxague bem as cascas por dentro e por fora com água. É recomendado fervê-las por alguns minutos para garantir que todos os vestígios de ovo desapareçam completamente, garantindo que as mudas não irão apodrecer por restos do alimento.
Utilize também a caixa de ovos, colocando as cascas limpas nela para secar. Secas, lasque qualquer borda áspera até o tamanho de abertura desejado.

Com uma agulha larga ou qualquer objeto com ponta fina, perfure delicadamente um único orifício na base da casca do ovo, que será para drenagem de água. Recomenda-se fazer isso sobre uma toalha fina para diminuir o atrito e evitar que a casca se quebre.Se houver qualquer vestígio da membrana fina dentro do ovo, retire-a completamente.

Coloque as cascas novamente na embalagem e borrife suavemente com água, utilizando um frasco de spray. Com uma colher pequena, coloque a terra dentro da casca e plante as sementes. Borrife água e deixe o cultivo em área bem iluminada.

Fonte: http://www.hortamania.com