Hidroponia em cascalho ou argila expandida

Hidroponia em cascalho ou argila expandida

Em hidroponia o cultivo é feito sem solo. Mas são usados diversos tipos de substratos para dar sustentação ao cultivo hidropônico e facilitar a troca de nutrientes. Entre esses substratos estão o cascalho e argila expandida.
O cultivo em cascalho ou argila expandida é um sistema fechado, de três fases. O cascalho e a argila expandida são materiais inertes; assim, a nutrição das plantas depende do fornecimento de solução nutritiva. O substrato serve, também, para dar apoio às plantas.
O cascalho, pela sua conformação irregular, permite a formação de poros de tamanhos variados, que resultam em melhor equilíbrio umidade/aeração, proporcionando ambiente ideal para cultivo de plantas em hidroponia.
A argila expandida, por sua conformação regular, resulta em melhor aeração e menor retenção de umidade.
O cascalho ou a argila expandida são meios de cultivo com pouca ou nenhuma atividade química, de modo que a nutrição das plantas depende totalmente do fornecimento de uma solução nutritiva adequadamente balanceada para hidroponia. Nesse caso, o substrato serve de sustentação para pequenas plantas, não havendo a necessidade de suportes especiais.
A solução nutritiva é fornecida por subirrigação ou gotejamento. Na subirrigação, da mesma forma do cultivo em NFT, o sistema é fechado e circulante, apresentando basicamente os mesmos componentes. É colocado um tubo de PVC, perfurado, na parte mais baixa do canal. A mesma tubulação captura a solução nutritiva, após a irrigação do substrato, pelo uso de temporizador e válvulas solenoides.