Hidroponia permite aumento de 50% na produtividade

Hidroponia permite aumento de 50% na produtividade

Taciana Maria Guimaro
Engenheira agrônoma, proprietária e consultora da Taciana Guimaro Consultoria & Representação e da TMG Agrocultivo
contato@tacianaguimaro.com.br

A automação dos sistemas de hidroponia pode ser citada como uma das principais inovações, ou seja, por meio de sensores de concentração de fertilizantes e de volume de água tem se conseguido atender mais tecnicamente a demanda das plantas, refletindo em economia e produtividade ao produtor.

Com este tipo de equipamentos o produtor consegue uma maior precisão nos ajustes de água e fertilizantes e uma maior autonomia na sua produção, podendo assim se dedicar a outras questões de gestão da sua unidade de produção.

Produtividade e precocidade

A maior produtividade na hidroponia está diretamente relacionada à precocidade de colheita, ou seja, enquanto no cultivo convencional a planta demora mais tempo para ter sua formação completa entre o plantio e a colheita, na hidroponia o ciclo de desenvolvimento da planta é finalizado em menor tempo.

E, por que isso acontece? As plantas cultivadas em hidroponia conseguem ter um maior e melhor acesso e aproveitamento dos nutrientes presentes na solução hidropônica, e assim conseguem se desenvolver sem fatores de estresse, que fazem muitas vezes aumentar o tempo de produção em um mesmo tamanho de área. Com isso os produtores, conseguem ter um maior número de colheitas/ano.

Na verdade, temos uma produtividade de planta por área de até 50% superior, quando comparado com o cultivo convencional, pois como foi explicado, as plantas são colhidas em um menor espaço de tempo dentro em uma área de cultivo.

As principais culturas produzidas e beneficiadas por este sistema de cultivo são: alface de todos os tipos, rúculas, maçarias como cebolinha, salsa, coentro e temperos como manjericão e hortelã.

Investimento

O produtor que deseja iniciar neste cultivo deve verificar que volume de produto precisa ter para atender seus clientes e, a partir desta informação, calcular o investimento em: estufa, telas de sombreamento, canais de cultivo, tamanho de caixas de solução, etc.

Precisa, também, ter preocupação com o fornecimento de energia elétrica, pois é um tipo de cultivo que as plantas não resistem por muito tempo à falta de fornecimento de água. Com isso, deve-se pensar se é viável investir em gerador ou em sistema de energia solar, por exemplo.

Por serem plantas com desenvolvimento rápido (dependendo do tamanho), a hidroponia pode ter retorno financeiro já em um, um ano e meio ou até dois anos após o investimento inicial.

Por se tratar de um sistema fechado de cultivo, o produtor precisará estar atento e manter as soluções o mais higienizado possível (sem contaminantes), equilibradas nutricionalmente, com teor de oxigênio e temperatura adequadas para um bom desenvolvimento radicular, ou seja, é um tipo de sistema que requer alto nível de acompanhamento.

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br