A hidroponia consiste em um sistema de cultivo que dispensa o uso de solo, sendo que um dos principais benefícios é o incremento na densidade de plantas por metro quadrado de cultivo protegido. Em certos casos, esse sistema promove um aumento de até quatro vezes na densidade em comparação ao cultivo em bancadas ou no método convencional.
Para um desempenho mais satisfatório, as linhas de cultivo devem ser distribuídas conforme a rosa dos ventos (Norte-Sul ou Leste-Oeste). Tal posicionamento permite um maior aproveitamento da radiação fotossinteticamente ativa na área de cultivo protegido. Na atualidade, é possível encontrar no mercado diferentes arquiteturas para o sistema: andares, tubos verticais, perfis móveis, pirâmides ou prismas.
Vantagens de se cultivar o sistema de hidroponia vertical
Menos água e fertilizantes
Em média, a hidroponia requer 90% menos de água e fertilizantes em comparação às abordagens de cultivo tradicionais. Isso porque, no cultivo de plantas com solo, uma grande parcela da água fornecida pela irrigação perde-se por meio da evaporação. Uma parte também se esvai pelo escorrimento superficial, processo que leva ainda os nutrientes da terra. Já na hidroponia, o meio é fechado e o volume de água permanece nas plantas. O mesmo princípio serve para substâncias que ajudam no crescimento dos vegetais, como as soluções nutritivas.
Reduz a poluição de recursos hídricos
Por se tratar de um ambiente fechado, não há a ação chuva — que é responsável pelo escorrimento superficial e subsequente transporte de elementos tóxicos para os rios. Esse processo leva nitrogênio, fósforo e outros aditivos até mananciais hídricos ou rios. Como consequência da carga de elementos químicos, pode haver proliferação de algas que tornam a água impropria para o consumo.
Exige menos manutenção
Como a área de cultivo é protegida, não há trabalho de capina e a sujeira é mínima. Cabe mencionar de novo as poucas aplicações de fungicidas e inseticidas para conter as pragas. Dado o ambiente restrito e sem solo, as ervas daninhas não nascem, dispensando a utilização de herbicidas. Basicamente, os únicos cuidados significativos são o controle da solução nutritiva e a colheita no momento adequado.
Desenvolvimento acelerado da cultura
Em hidroponia vertical, os vegetais se desenvolvem em uma velocidade até três vezes maior. Além disso, a densidade do cultivo é bem superior ao sistema convencional, como citado anteriormente. A alta produtividade é justificada pelo fato de a hidroponia observa-se a condição ideal em termos de água, oxigênio e nutrientes para que a planta cresça o máximo possível.
Pode-se concluir então que a hidroponia vertical é uma alternativa excelente para quem deseja otimizar o espaço sem comprometer a produtividade. O sistema ganha em eficiência, além de necessitar pouca manutenção.
Quer aprender como fazer um sistema de hidroponia caseiro? Descubra como fazer!
Imagem: LouisHiemstra / iStock / Getty Images Plus