Temperos e outras plantinhas fáceis de cultivar e sempre à mão? É possível mesmo se morar em locais pequenos e apartamento, basta ter uma varanda e os itens básicos! Mãos à obra!
Ter uma horta na varanda é uma moda muito boa a seguir! Talvez você tenha visto uma na casa ou apartamento de alguém, na televisão, ou apenas tenha pensando em como fazer isso funcionar no seu lar. Seja como for, uma horta particular é uma boa ideia por vários motivos
Primeiro porque você consegue ter fácil acesso aos seus temperos e hortaliças favoritos, sem precisar voltar ao mercado o tempo todo. Claramente isso também significa que há uma dose de economia envolvida. Além do mais, a horta alegra o local e torna sua casa ou apartamento muito mais convidativo. A estética agradece bastante!
Por fim, é uma prática sustentável, o que torna tudo ainda mais impactante. É difícil nos lembrarmos de uma época sem tantos alimentos industrializados, mas tanto nosso corpo quanto o planeta preferiam assim, acredite. Sem tantas compras, há menos descarte de pacotes na natureza, e é claro que o que for produzido por você mesmo não ganhará nenhuma adição de corantes ou outros químicos.
Já está se acostumando com a ideia? Então veja como fazer a horta na varanda!
- Escolha o espaço
Tudo bem, a horta ficará na varanda, mas é realmente possível que ela se desenvolva lá? É preciso que você verifique algumas coisas antes de comprar os vasinhos. O local deve receber pelo menos 4 horas de luz solar por dia, por exemplo, e há ainda a questão do tamanho dos vasos. Eles precisam ter profundidade de pelo menos 20 cm, na maioria das vezes, mas o valor exato pode variar de acordo com o que você vai plantar.
- Consiga os materiais
Você vai precisar trabalhar com alguma coisa! Alguns dos equipamentos mais importantes para cuidar da sua hortinha são um regador, manta de bidim e argila expandida (ou areia grossa/média ou pedra brita). Talvez você também possa aproveitar algum tipo de pá, peneira, luvas ou mesmo aqueles kits de pequenas ferramentas para jardinagem.
- Prepare-se
Depois de já ter os vasos ou jardineira escolhidos, preencha-os com a argila, pedra brita ou areia, e em seguida com a manta de bidim. Pressione para preencher bem o fundo, já que a ideia é não deixar a terra sair. Só não esqueça de que a jardineira ou os vasos precisam de furinhos para que o excesso de água saia!
- Plantando
Primeiro, decida o melhor adubo para você. Algumas opções são o húmus de minhoca, a terra vegetal ou mesmo o esterco bovino. Depois de separar a quantidade necessária para misturar com outros componentes de adubo, você poderá plantar de duas maneiras:
– Semente
Semeie cerca de duas ou três vezes em espaços de 15 cm, com profundidade de 0,5 a 1 cm. Cubra com uma leve camada de terra e regue diariamente, sem excesso, de preferência com o pulverizador no começo.
– Muda
Mudinhas podem ser plantadas em covas nos vasos de 3 ou 4 cm, no período da tarde preferencialmente para evitar o calor muito forte. Depois de posicionar a raiz, é só completar com terra e fazer uma pequena pressão. Regue diariamente, sem excesso.