Horta vertical com garrafa pet: veja o passo a passo para criar o sistema!

Horta vertical com garrafa pet: veja o passo a passo para criar o sistema!

A garrafa pet pode ser reutilizada de várias formas, sendo que uma forma muito criativa de usá-la é por meio da construção de uma horta vertical. Trata-se de um hobby saudável e ecológico, que ainda garante alimentos saudáveis e fresquinhos para toda a família.

Horta vertical com garrafa pet: passo a passo

1º passo: planejamento

Defina o local onde será instalada a horta vertical, dando preferência para um espaço ventilado, com iluminação natural e uma parede livre de encanamentos e azulejos (para não danificar essas estruturas). Decida também quais verduras, ervas aromáticas e plantas medicinais serão cultivadas, já levando em conta o consumo de alimentos em sua casa — de modo a preparar uma horta com capacidade ideal de produção.

Lembre-se que cada planta tem um ciclo de vida específico de sua espécie e, portanto, não adianta plantar apenas um pé de cada tipo. Considere também o tempo que você tem para cuidar das plantas. Afinal, uma horta precisa ser regada, adubada e protegida contra as pragas.

2º passo: separe os materiais necessários

Para montar sua horta vertical com garrafa pet, você vai precisar de:

  • Garrafas pet de 2 litros com tampa;
  • Tesoura;
  • Corda de varal ou arame ou barbante forte;
  • Ganchos com rosca;
  • Buchas para os ganchos;
  • Brita ou argila expandida;
  • Terra comum;
  • Terra vegetal;
  • Adubo orgânico;
  • Pedaço de manta bidin;
  • Cobertura morta (serragem ou folhas secas);
  • Sementes peletizadas ou mudas.

A quantidade de materiais que serão utilizados depende de quantos vasos você planeja cultivar. Você também usará uma furadeira para colocar os ganchos na parede. Se preferir, também poderá pendurar a estrutura em um varão ou cano. Nesse caso, já providencie tudo para não paralisar o trabalho por falta de material.

3º passo: recorte e furos nas garrafas

Todas as garrafas deverão ter a mesma abertura. Por isso, faça um molde para facilitar o recorte. Faça uma abertura de 5 centímetros de largura por 15 de comprimento, deixando-a bem centralizada.

Cada garrafa pet terá quatro furos — através dos quais você passará a corda, arame ou barbante —, além de dois furos na parte superior (um de cada lado, próximos à abertura que você recortou) e dois embaixo, também posicionados um de cada lado também. Faça as marcações antes de furar as garrafas, para evitar erros. Esses furos são necessários para que as garrafas fiquem suspensas, em posição horizontal. Além deles, é necessário ter um furo central na parte de baixo, para drenar o excesso de água.

4º passo: monte a estrutura suspensa

Marque os pontos onde serão colocados os ganchos. Para não encher a parede de furos, você pode usar ganchos fortes, que aguentem o peso de vários vasos de garrafa pet suspensos. Outra opção é instalar um varão, desses usados para pendurar cortinas, ou um cano forte.

A estrutura ficará como móbile de garrafas pet. Procure manter uma distância igual entre as garrafas para aproveitar melhor o espaço. Daí a importância de fazer as medições e marcações para não ter retrabalho.

5º passo: faça o plantio

Misture bem as terras e o adubo orgânico, na proporção 1:1. Coloque uma camada fina de brita fina ou argila expandida no fundo da garrafa e cubra com um retalho da manta bidin. Acrescente uma camada da mistura de terras e adubo. Coloque as sementes ou mudas e mais uma camada de terra. Regue com moderação e, depois, cubra com a cobertura morta (serragem ou folhas secas).

Após fazer o plantio em todas as garrafas pet é só cuidar bem da plantação. Fique de olho nas pragas. Para proteger a horta, use pesticida natural, como um que é feito à base de óleo de Neem. Regue os vasos sempre que necessário, sem encharcá-los. Uma vez por semana, revolva a terra levemente para arejar as raízes. Cuidando bem da horta, você sempre terá hortaliças frescas em casa.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / CreativeNature_nl

Fonte: http://www.hortamania.com