Hortaliças 100% livres de agrotóxicos

Hortaliças 100% livres de agrotóxicos

O
cenário é um refeitório industrial. À mesa, hortaliças frescas, 100% livres de
agrotóxicos, colhidas no dia, logo ali, no quintal da fábrica. A novidade,
inédita no mundo, é uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e a startup BeGreen.  A
iniciativa está beneficiando os mais de 8.000 funcionários, além de suas
famílias, uma vez que a produção é vendida a preço promocional e pode ser
levada para casa. A BeGreen utiliza técnicas inovadoras de aquaponia para
produzir hortaliças orgânicas em larga escala e em metade do tempo, consumindo
90% menos água em relação ao método tradicional de cultivo.

Esta
é a primeira Fazenda Urbana do mundo instalada dentro de uma indústria. Do
plantio à colheita. Tudo é feito no local. Com a parceria, a BeGreen começou a
produzir hortaliças frescas e saudáveis para consumo nos refeitórios da
Mercedes-Benz. Alface baby (verde e roxa), rúcula, espinafre, agrião, chicória,
salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão já são cultivados no local
que, em breve, também iniciará a produção de tomate e berinjela. Estima-se que
cerca de 2,7 mil quilos de hortaliças ou 44 mil pés de verduras, ervas e
temperos serão colhidos ao mês.

De
acordo com Giuliano Bittencourt, CEO da BeGreen, além de mais saudável, o
modelo é ecológica e socialmente correto. “Desenvolvemos
um modelo capaz de produzir até 28 vezes mais do que no modelo tradicional, no
campo. Além disso, utilizamos a água de forma inteligente, não usamos nenhum
tipo de substância química e estimulamos a hortaliça de forma que cresça em um
período até 40% menor. Vale ressaltar que hoje, 70% do que se produz no campo é
descartado antes mesmo de chegar à mesa do consumidor. A BeGreen chegou para
tornar a cadeia produtiva mais sustentável, eliminando o seu maior entrave: que
é a distância entre o produtor e o consumidor
”, afirma.

PRONTA PARA CRESCER

O
modelo de negócio já está em estudo de implantação em diversos segmentos:
fábricas, shoppings, indústrias, empresas e outros. Giuliano afirma que as
empresas interessadas em aderir ao projeto podem fazê-lo sem necessidade de
investimento. “Queremos levar o negócio para todo o Brasil. Para isso, basta
que a empresa ceda o espaço que nós implantamos e administramos a Fazenda
Urbana. Estudos da Health Affairs mostram que a cada R$ 3,00 investidos em
saúde, se economizam R$ 6,00 em gastos médicos, sem falar na redução de quase
50% no absenteísmo”, destaca Bittencourt.

Outro
ponto que vale destacar é que a BeGreen abrange o bem-estar e boa alimentação
até na prática de atividades físicas. Nas estufas, além de produzidas as
hortaliças, é possível, de acordo com o interesse do parceiro, realizar aulas
coletivas de Yoga, exercícios funcionais, zumba, dentre outros, visando sempre
a saúde e bem-estar dos colaboradores daquela unidade. Mais saúde, mais
coletividade, mais sorrisos, tudo isso, em um único local.

EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL

Em
Belo Horizonte, onde a BeGreen nasceu, um projeto semelhante foi implantando em
2017, em uma parte do estacionamento de um shopping
center
. A concepção foi a primeira Fazenda Urbana da América Latina
e se baseia na produção e comercialização dos alimentos, na utilização do
espaço para eventos e na organização de visitas guiadas à estufa, que tem
aproximadamente 1500m² e produz 40 mil hortaliças por mês. “Recebemos cerca de
1.500 visitantes por mês. São alunos de escolas públicas e particulares,
comunidade e clientes do mall
que passam pela estufa todos os meses. Eles têm acompanhamento com orientações
e conteúdo pedagógico, com ênfase para ciência e botânica. É uma oportunidade
principalmente para que as crianças conheçam o processo de produção dos
alimentos que consomem”, enfatiza Giuliano.

SAUDÁVEL

Em Belo Horizonte, a BeGreen também oferece um “delivery”. Os interessados
podem fazer uma assinatura mensal pelo site, recebendo semanalmente, em casa,
uma cesta de hortaliças cultivadas de forma orgânica, totalmente livres de
agrotóxicos, proporcionando uma alimentação mais saudável.
 
Na unidade Mercedes-Benz, o “Box BeGreen MB” é oferecido aos
colaboradores, que podem retirar toda semana direto na loja BeGreen, uma
cesta composta por quatro pés de alface baby, duas hortaliças (folha de
beterraba, agrião, rúcula etc) e um tempero (tomilho, basilicão, cebolinha
etc) por um valor fixo mensal.
 
 
Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br