Alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, melhor qualidade, maior produtividade no campo, redução de perdas, economia de energia e água, rastreabilidade e logística. As soluções para esses e outros desafios da horticultura – segmento que inclui a produção de hortaliças, frutas, flores, plantas e florestais serão apresentadas pelas 500 empresas expositoras, do Brasil e do exterior, que participam da 29ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas.
O evento acontece de 19 a 21 de junho em Holambra (SP) e espera receber 32 mil visitantes e movimentar R$ 450 milhões. O setor hortifrutícola brasileiro tem a imensa responsabilidade de cuidar do que chega à mesa da população, buscando oferecer qualidade e quantidade suficientes para abastecer as famílias nos quatro cantos do país.
Além disso, é o segmento do agro que mais gera empregos e, especificamente na floricultura, é o que mais emprega mulheres, ratificando a importância do setor para a economia brasileira.
A tecnologia marca todas as etapas da cadeia produtiva de hortifrútis. A edição 2024 da Hortitec se destaca pelo crescimento da inovação aplicada a sementes, mudas, fertilizantes, defensivos e biodefensivos, além das ferramentas, estufas e maquinários.
“Esse ano vimos crescer o perfil de empresas expositoras ligadas à biotecnologia e às questões de energias renováveis. Além disso, nota-se uma preocupação de todos os elos envolvidos na cadeia produtiva em evitar desperdícios e em disponibilizar alimentos saudáveis”, comenta Renato Opitz, diretor geral da Hortitec.
Considerado o maior evento hortifrutícola da América Latina, a Hortitec reúne produtores, profissionais do setor e representantes institucionais de toda a cadeia produtiva. O público visitante, formado por produtores dedicados à produção de flores, frutas, hortaliças, florestais e demais profissionais do setor, é convidado pelas empresas expositoras, formando-se, assim, um ciclo virtuoso de trocas de informações, novos clientes e bons negócios.
Estrutura organizada
Com expositores nacionais e estrangeiros, a 29ª Hortitec estará organizada em cinco grandes áreas que permitem aos visitantes encontrar com facilidade o que procuram.
Na recepção do evento, todos recebem um catálogo completo que apresenta os expositores de forma didática em ordem alfabética, aponta o pavilhão no qual a empresa estará presente, além de oferecer informações sobre ramo de negócio, produtos e meios de contato, permitindo, também, a realização de negócios futuros.
A entrada acontece pelo pavilhão marrom que, juntamente com os pavilhões verde e azul, apresenta as inovações na imensa diversidade da cadeia produtiva de horticultura, como sementes, mudas, fertilizantes, defensivos, biotecnologia, acessórios agrícolas, embalagens, etc.
Já o pavilhão vermelho é o que reúne as organizações de pesquisas, como Embrapa, e entidades setoriais (Ibrahort, Abrafrutas, Ibraflor, ABCSEM, entre outras), além do Senar. Na área externa ao pavilhão de exposições, encontra-se o setor preto, onde estão os fabricantes de estufas, tratores, equipamentos de climatização e maquinários diversos. Neste espaço também está o Sebrae, com programação de capacitação e rodadas de negócios.