IMPORTANCIA DA VENTILAÇÃO E MASSA DE AR NO INTERIOR DAS ESTUFAS AGRÍCOLAS
A produção em estufas agrícolas, teve seu crescimento acentuado nas duas últimas décadas, com crescimento de 400% nesse período; Essa ferramenta, agora muito mais acessível, devido não somente a custos, mas sim pela confiança; No passado recente, haviam muitos produtores que desconfiavam, e com razão, da eficácia em usar plásticos na agricultura, essa desconfiança, deu lugar a vontade, ao objetivo, ao desejo de iniciar ou mudar 100% o cultivo a céu aberto, para ambiente protegido, pois é certo que a segurança, praticidade, certeza de colher bons frutos mesmo na sazonalidade.
O tema de hoje, trata-se de ventilação e massa de ar interno das Estufas Agrícolas; O tempo e o acompanhamento de produções em estufas agrícolas, em várias regiões do Brasil e também no exterior, mostra que o abortamento de flores em produção de tomate, pepino, pimentão, reduz de forma muito satisfatória, quando a Estufa Agrícola tem um maior volume de ar e também ventilação natural constante.
Isso levou a adoção de Estufas Agrícolas, com sistemas de Ventilação natural agregadas as estruturas, sendo que o recurso mais usado é o Lanternin Zenital (abertura fixa ou móvel) que segue em toda extensão da estufa, no topo dos arcos. Esse artificio possibilita a troca de ar constantemente, pois o ar quente sobe e sai por essas aberturas, forçando entrada de ar fresco pelas laterais.
Por outro lado, a construção de Estufas Agrícolas, com dimensões maiores, possibilitam uma grande massa de ar interno e consequentemente menor temperatura interna, sendo esse, um grande aliado a produção de hortícolas e minimizando muito o abortamento em questão.
A Tropical Estufa, foi muito feliz nesse seguimento, ao lançar a Estufa Agrícola modelo EURO, que tem um vão livre de 12,80m em cada nave com pés direitos de 5metros em média, proporciona um excelente micro clima interno, além da possibilidade de construção de grandes blocos de 0,5ha ou 1ha, sem prejuízo da temperatura interna, ou abortamento.
Essas áreas tidas como grandes, exemplo 0,5ha em bloco único, facilita muito a vida do produtor, pela concentração de plantas, otimização da mão de obra, colheita e transportes, otimização no uso da irrigação/fertirrigação e defensivos, como exemplo.
Vale a pena conferir, veja www.tropicalestufas.com.br
Taí. mais uma boa dica.
Obrigado. Nelson Nardy #AGRONÃOPARATROPICALTAMBÉMNÃO!