O impacto da chuva ácida sobre a vida aquática e terrestre
Substâncias químicas resultantes da queima de combustíveis fósseis são liberadas no ar e reagem com o vapor d’água produzindo a chuva ácida.
O excesso de dióxidos de nitrogênio e dióxidos de enxofre nos corpos de água interferem deleteriamente no desenvolvimento dos seres aquáticos, em decorrência ocorre um elevado aumento na taxa de mortalidade dos organismos.
Além disso, as vegetações terrestres são afetadas, florestas são danificadas drasticamente, as substâncias vitais para solo são destruídas e muitos animais acabam sendo contaminados.
A sedimentação ácida aumenta o nível de metais tóxicos como cobre, alumínio e mercúrio que atingem os mananciais de água potável. Se a acidez da água da chuva fizer o Ph do corpo d’água ficar abaixo de 4,5 peixes e outros animais não podem sobreviver.
Principais tipos de gases emitidos
- A) Refinaria de Petróleo:–CO2 (Dióxido de Carbono)
– SO2 (Dióxido de Enxofre)
– CH4 (Metano).
- B) Indústria Química: CO2, SO2 e H2S (Sulfeto de Hidrogênio).
- C) Incineradores de Resíduos: CO2, SO2, CH4, CO (Monóxido de carbono) e NO2 (Dióxido de Nitrogênio).
Consequência da chuva ácida nas plantas
Danifica as folhas causando lesões que afetam a fotossíntese, com isso elas ficam mais vulneráveis aos efeitos do frio, da seca, do veneno e dos parasitas.
Consequências para a agricultura
Por serem tratadas com fertilizantes que restauram os nutrientes do solo e neutralizam a acidez as áreas cultivadas são menos vulneráveis em relação às de ecossistemas naturais.
Consequências para o solo
Em solos calcários os efeitos da acidez são neutralizados pelos bicarbonatos, mas em solos silicosos os efeitos da acidez são muito danosos devido à falta de íons minerais para tamponarem os ácidos.