O cultivo protegido é uma técnica que pode ser usada em qualquer cultura, que independe de fatores externos, como clima, pragas e doenças. Esse controle se traduz em ganho de eficiência produtiva, além de reduzir o efeito da sazonalidade, favorecendo a oferta mais equilibrada ao longo dos meses.
Existem vários tipos de cultivos protegidos, cada qual com sua especialidade , mas sempre contando com um de fertilização e irrigação , adicionando nutrientes na água utilizada na irrigação, fazendo assim que as plantas cresçam de maneira uniforme e saudáveis.
Outra forma é através de substratos,que tem como única função de sustentar o desenvolvimento da planta,este tipo de cultivo visa a solução de problemas relacionados ao solo, como acidez elevada, alta compactação e substâncias nocivas ao desenvolvimento da planta.
O cultivo protegido é utilizado Em regiões, nas quais, as condições climáticas atrapalham a produção, como a temperaturas, excesso de chuvas ou secas, granizo e geadas , prejudicando a qualidade e o rendimento da produção, há estrutura de plástico, uma espécie de estufa ou casa de vegetação, onde é realizada a cultura , dando mais proteção ao plantio, maiores cuidados e nutrientes aplicados diretamente na planta, além de minimizar o ataque de insetos-praga e doenças.; dando como resultado plantas mais saudáveis e com maior qualidade, Alem disso a estrutura evita excessos de chuva, falta de água ou mesmo danos provocados por granizo.
A estrutura é colocada logo após o levantamento do canteiro,sua adubação ,orgânica ou química ,e a montagem do sistema de irrigação,Toda a adubação do plantio deve ser feita via fertirrigação ,água de irrigação . Recomenda-se, durante a execução da fertirrigação, no primeiro ¼ do tempo a irrigação ser feita somente com água, seguida de ½ do tempo com o fertilizante diluído em água e no final de ¼ de tempo com água e ácido fosfórico
Além do controle químico de pragas e doenças, algumas medidas preventivas devem ser tomadas antes da instalação da cultura, como, o uso de cultivares resistentes; solo bem drenado; preparo, correção e adubação do solo adequados e por fim a rotação de cultura, para a recuperação natural de nutrientes no solo.
Esse benefício é mais evidente em regiões de clima frio, já que o calor acumulado dentro das estufas viabiliza a produção de certas culturas fora de época, além de encurtar o ciclo de produção;
O cultivo em ambiente protegido, por sua vez, tem tornado viável a produção com qualidade durante o ano, pois , a produtividade em estufas é o dobro da realizada em campo aberto.
O cultivo em ambiente protegido, juntamente com técnicas de cultivo proporciona proporciona todas as vantagens Para que a cultura se desenvolva com eficiência (alta produção, poucas perdas e melhor qualidade).