Pinheiro de natal: aprenda como cultivar o clássico de natal em casa

Pinheiro de natal: aprenda como cultivar o clássico de natal em casa

O pinheiro, mais conhecido como a árvore de natal nunca perdeu seu destaque. Um ícone que faz parte do natal de muitas pessoas e que ocupa um espaço especial em suas casas.

Que tal aproveitar o momento natalino e começar a cultivar essa planta a fim de garantir um natal cheio de natureza e amor para o próximo ano?

pinheiro

pinheiro

omo começar?

Se na sua casa houver espaço, de preferência, que receba muita luz do sol, é possível plantar seu pinheiro para a próxima festa! Inclusive, o pinheiro pode ser cultivado por cinco anos em vaso, se plantado em terra boa e com bastante luz.

O segredo é escolher uma boa muda e uma terra que envolva as raízes da planta. O torrão de terra deve ser grande e bem preso. Uma dica, compre as mudas antes do natal! Pois pela imensa procura da espécie para a data, o pinheiro muitas vezes não é retirado com cuidado, ocasionando raízes danificadas.

Mas, que espécie comprar?

Uma espécie que é muito indicada para cultivar em casa é o Pinheiro Tuja! Então, quando for escolher o seu, escolha esse com cerca de 60 cm, e se prepare! Se a sua casa tiver um bom espaço, a planta pode chegar até 4 metros de altura em sua fase adulta (essa fase é atingida com 9 meses).

Onde devo colocar minha muda?

O vaso ideal para seu cultivo deve ter em média de 1,5 m², mas se for circular, precisa ter 80 cm de diâmetro com uma profundidade em torno de 80 cm. Quando plantada, é necessário irrigar a planta uma única vez na semana, de maneira lenta e de forma que preencha todo o vaso. Mas, tome cuidado, não pode encharcar a raiz, apenas deixá-la úmida.

Um cuidado que também é importante: Preste atenção na hora da adubação. É preciso fazê-la quatro vezes ao ano e pelo próprio dono. Para isso, você precisará de 70g de fertilizante nitrogenado em cada aplicação. Quando aplicar, o adubo deverá ser depositado na periferia do vaso, jamais em contato com o caule da árvore.

Minha árvore cresceu, e agora?

Na hora de podar a árvore, procure um especialista ou se preferir você mesmo fazer, use uma tesoura apropriada. Todo cuidado é importante, já que a poda estimula a entrada de luz, ajudando no processo de brotação da planta. Ah! Quando houver galhos secos, retire-os.

Quando sua árvore estiver bem cultivada e grande, e claro, perto do natal, comece a enfeitá-la. No entanto, tenha cautela para que os galhos não entortem ou sejam feridos.

Um ponto importante é a temperatura dos piscas piscas na árvore. Acima de 20 graus as luzes podem ser prejudiciais para a planta. Por isso, é sempre bom ter atenção na hora de escolher o pisca pisca certo.

Agora que aprendeu, que tal colocar em prática? Queremos saber ano que vem como sua mudinha de natal estará! 🙂

Fonte: http://www.hortamania.com