O QUE É A ESTUFA PARA PISCICULTURA
A piscicultura nada mais é do que a criação de peixes em uma área específica, no caso, estufa para piscicultura. Dessa forma é possível criar peixes e animais aquáticos para o consumo do cliente final. Além de ser uma excelente fonte de renda para os criadores, é uma alternativa a pesca comercial, já que não é causadora de impactos ambientais. As espécies mais comuns presentes na estufa para piscicultura são tilápias, salmão, trutas, ostras e pacus, por exemplo. Existem alguns modelos de estufa para piscicultura e seus benefícios são variados, mas em comum se tratam de estruturas cobertas, resistentes e duráveis, que possibilitam o controle de fatores ambientais que impactam a piscicultura.
TIPOS DE PISCICULTURA
Extensiva:
Frequentemente praticada em lagos, represas e açudes, a criação extensiva possibilita armazenar os animais em um espaço demarcado pela estufa para piscicultura.
Semi-intensiva:
Trata-se da criação de peixes em locais como viveiros e barragens nos quais o criador já realizou algumas alterações com o objetivo de aumentar a produtividade. Para isso, utiliza-se alimentos naturais na água com adição de adubo e milho na estufa para piscicultura.
Intensiva:
Com o objetivo da otimização de lucro do criador, a estufa para piscicultura é projetada para atingir o máximo de produtividade. As rações são balanceadas para obter uma engorda saudável.
BENEFÍCIOS DA ESTUFA PARA PISCICULTURA
- Controle da temperatura ideal para cada tipo de espécie;
- Criação de peixes com dietas balanceadas;
- Nascimento de espécies em tempos adequados;
- Cuidado personalizado;
- Controle da produtividade ainda mais assertiva.
Com excelente custo-benefício, a Tropical Estufas – empresa especializada na fabricação e comercialização de estufas – oferece profissionais altamente especializados que criam e instalam o melhor tipo de estufa para cada criador, sempre dispostos a esclarecer qualquer tipo de dúvida de cada cliente as melhores soluções são encontradas.
COMO ESCOLHER A MELHOR ESTUFA PARA PISCICULTURA
Antes de mais nada deve-se escolher um tipo de tanque ideal para a criação, um produtor de estufas especializado, como a Tropical Estufas, auxilia na escolha do melhor tipo de estrutura para criar as espécies.
O sistema pode ser utilizado na piscicultura, carcinicultura e ranicultura, para o confinamento de organismos aquáticos de água doce, salgada ou salobra.
Permite a diversificação da produtividade, principalmente com a inserção de espécies nativas de outras regiões, sem riscos de desequilíbrio ambiental ou proliferação de espécies invasoras, pois o confinamento isola os animais do ambiente externo.
Foram obtidos excelentes resultados com o confinamento em Tanque Suspenso dos mais variados organismos aquáticos:
PISCICULTURA em Estufas
É a produção de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, répteis e plantas aquáticas para consumo.
CARCINICULTURA em Estufas
É uma técnica de criação de camarões em viveiros.
O litoral do estado do Rio Grande do Norte é uma das principais regiões dessa cultura no Brasil.
RANICULTURA em Estufas
A ranicultura é um ramo da aquicultura que está em crescimento no Brasil. Pesquisas têm apontado características da rã que podem torná-la ainda mais rentável ao produtor. Sua carne é muito saborosa e possui substâncias que auxiliam alguns tratamentos alérgicos e de doenças gastrointestinais.