Plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa

Plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa

Existem inúmeras plantas medicinais. E boa parte delas não necessita de muito espaço para serem cultivadas, podendo ser plantadas até mesmo em vasos.

 

Fernanda Correia

É sempre bom ter um chá a mão para uma emergência. E nem sempre é preciso um quintal com espaço para o cultivo. Algumas ervas podem ser cultivadas em vasos, facilitando muito a vida de quem mora em casas pequenas ou apartamentos. Elegemos três plantas medicinais que podem ser cultivadas desta forma. Confira:

Camomila, acalma e ajuda a dormir melhor

Com o nome científico de Matricaria chamomilla, esta é uma planta herbácea, perene, com altura em torno de meio metro. O seu chá é calmante e digestivo, contribuindo muito para casos de insônia e ansiedade. Fazer uma compressa com o chá de Camomila gelado nos olhos também ajuda a reduzir as olheiras e o inchaço.

O cultivo da camomila pode ser feito em vasos. Para isso, o ideal é escolher um recipiente com, pelo menos, 30 cm de altura. Antes de dispor a terra, coloque no fundo do vaso um pouco de areia úmida. Feito isso, é só colocar a terra e a muda. O ideal é manter a terra úmida, sem encharcar, com menos regas no inverno. Logo após o plantio deixe o vaso na sombra até que se desenvolva. Somente depois disso é que ela poderá ficar exposta ao sol.

Alecrim, excelente para a memória e digestão

O alecrim é uma planta de fácil cultivo. Originário de regiões com solo pobre e pedregoso do Mediterrâneo, esta planta se dá muito bem em vasos e pode ser cultivada em espaços pequenos. O alecrim pode ser usado como chá ou tempero, e é um excelente estimulante da memória. Ele também é ótimo para auxiliar na digestão, pois tem propriedades que reduzem a produção de gases.

O plantio do alecrim pode ser feito a partir de um galho. Coloque-o dentro de um vaso com terra e 2/3 de areia grossa e 1/3 de musgo. Deixe-o em um local ensolarado, mas não sob luz direta do sol. Regue o galho regularmente e mantenha-o em local aquecido até que as raízes se formem, o que pode levar cerca de três semanas. Um pé de alecrim pode alcançar até dois metros e se manter por dez anos. O alecrim é uma boa planta para ficar em áreas que recebem sol direto, com pouca água, sendo uma boa alternativa para quem não tem muito tempo de se dedicar ao cultivo.

Capim-limão, um calmante natural

O capim-limão, também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, é muito usado para dores de cabeça, insônia e possui um grande poder calmante e antidepressivo. Com um aroma e sabor que agrada a quase todos os paladares, o chá de capim-limão pode ser consumido quente ou gelado.

O seu cultivo é simples, podendo ser feito em um vaso com, pelo menos, 25 cm de profundidade. É importante fazer uma camada no fundo com pedras de argila (para que drenem a água).  Depois basta preencher metade do vaso com terra e colocar a muda (ou as sementes). A planta deve ser irrigada pelo menos uma vez ao dia e também receber um pouco de sol.

Com estas dicas você conseguirá cultivar estas e outras plantas medicinais, com a vantagem em ter sempre essas ervas frescas à mão! Lembrando que as plantas in natura conservam mais os nutrientes e as propriedades que trazem benefícios à saúde.

Fonte: http://www.hortamania.com