De cheiro e sabor marcantes, o coentro é tempero presente na culinária brasileira, principalmente no Norte e Nordeste. Além de realçar o paladar, essa erva tem boas propriedades que fazem bem à saúde e pode ser plantada facilmente.
Primeiro, vamos falar um pouco sobre os seus benefícios, para você avaliar que plantá-lo é uma boa ideia. O coentro melhora a digestão, pois estimula os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Também ajuda na secreção adequada de enzimas que formam o suco gástrico, proporcionando o alívio das cólicas estomacais.
Esse tempero também auxilia no fortalecimento da imunidade por ser fonte de vitamina C, ácido fólico e vitamina A.
Para a perda de peso, o coentro também é um aliado, quando consumido regularmente em uma dieta balanceada. Suas folhas têm uma substância química chamada limoneno, que aumenta a capacidade do organismo de eliminar toxinas, inclusive aquelas que podem atrapalhar o bom funcionamento intestinal.
Se o problema for retenção de líquido, o suco ou chá de coentro podem te ajudar, já que a erva estimula o funcionamento dos rins.
E então, como plantar o coentro em casa ou no apartamento? Vamos lá!
Prepare o vaso
O coentro deve ser cultivado em um vaso com profundidade mínima de 30 cm, pois possui raiz bem longa. É possível também plantá-lo em garrafa PET (em pé), reaproveitando esse material que, descartado incorretamente, tanto prejudica a natureza.
Caso o vaso escolhido não tenha furos no fundo, faça esse procedimento para a água não ficar acumulada quando a planta for regada. Então, coloque pequenas pedrinhas, pedacinhos de madeira ou até mesmo pedaços de isopor no fundo. Acrescente uma manta permeável (bidim) própria para horta caseira. Isso servirá para que a terra não escoe pelos furinhos do vaso.
Depois, encha o vaso com terra adubada — prefira adubos naturais.
Hora de plantar as sementes
Faça pequenos buracos na terra e coloque de quatro a seis sementes em cada. Deixe uma boa lacuna entre os buracos, para que haja espaço suficiente para as folhas crescerem. Preencha os espaços vazios com o restante de terra, garantindo que o vaso fique cheio.
É aconselhável que o coentro seja cultivado em lugares ensolarados e com alta luminosidade. Não será necessário regar o pé de coentro todos os dias. Observe diariamente se a terra está úmida e, se estiver, não há necessidade de regar. Quando começar a secar, dê uma “leve” regada. E uma dica: Jamais regue a planta quando exposta ao sol.
Momento da colheita
Você poderá colher o coentro de 30 a 70 dias depois da germinação — ou apenas as folhas ou a planta inteira, retirando-a desde a raiz. Se quiser deixar para crescer novamente, corte apenas as folhas, evitando deixar muito rente à terra para não enfraquecer a planta.
De maneira fácil, você terá um tempero fresquinho, colhido na hora e o melhor: sem agrotóxicos, para levar o melhor à alimentação da sua família.