Plantio de cana-de-açúcar
Motivos
A baixa lucratividade no setor é um dos principais motivos para a substituição do citros pela cana.
Questões como a diminuição da demanda internacional por suco de laranja e a baixa remuneração ao produtor desestimularam pequenos e médios produtores a renovar seus pomares, levando muitos a abandonarem o setor.
Além da baixa remuneração, os produtores vêm enfrentando sérios problemas fitossanitários com a doença denominada greening, que surgiu há mais ou menos 10 anos e dificulta a condução normal da cultura, provoca perdas e eleva ainda mais o custo da produção.
Entre os municípios estudados, também foi possível verificar que a área cultivada se divide quase que exclusivamente entre a cana-de-açúcar e a citricultura.
Não ocorreu uma diversificação na produção agropecuária.
Antigas áreas dedicadas à produção de culturas anuais e pastagem foram primeiro tomadas pela citricultura e agora pela cana-de-açúcar, ficando a economia do município dependente do desempenho do setor sucroenergético.
Outro lado
Quando os preços se tornam inviáveis ou há queda na demanda por parte das indústrias, os produtores comercializam os frutos in natura.
O cultivo irrigado de grãos e olerícolas e os reflorestamentos comerciais ainda são presentes na microrregião e também permitiram aos proprietários rurais obter uma boa rentabilidade na propriedade.
Essa realidade enfraqueceu a pressão pela mudança de uso da terra e a expansão da cana.
porém, ainda serão necessários alguns anos para avaliar se a continuidade da baixa lucratividade no setor citrícola não acabará provocando a diminuição da área citrícola também nesses municípios.