A resposta para essa questão é mais simples do que parece. As hortelãs/mentas não são boas companheiras pois possuem raízes invasoras. Ou seja, se plantadas próximas a outra plantas ou espécies resultarão na morte das companheiras, pois suas raízes crescem e espalham-se muito rapidamente, roubando os nutrientes das plantas vizinhas.
Apesar desse “probleminha” (se é que podemos chamar assim), a presença da hortelã é mais do que bem-vinda em nossas hortas e jardins. Elas liberam substâncias voláteis (óleos essenciais) no ambiente, capazes de afastar (repelir) insetos.
Estes óleos são capazes de deixar moscas, formigas e mosquitos longe da horta.
Sendo assim, o ideal é cultivar as mentas e hortelãs sempre em vasos ou canteiros isolados.
Uma dica muito bacana, é que além de planta-las na horta ou em vasos, você pode fazer saquinhos de tecido e colocar folhas de hortelã ligeiramente cortadas nas áreas infestadas por insetos. Caso não possua a erva fresca, utilize ela seca.
E pra quem deseja um repelente corporal natural, segue uma receita simples e muito fácil.
Misture 5 partes de álcool de cereal para 1 parte de óleo essencial (não essência) de hortelã. Agite bem e já está pronto para passar no corpo. A durabilidade é bem menor, aproximadamente 15 dias, mas o resultado é satisfatório.
Passado esses dias, jogue fora a mistura.
Caso queira aprender como cultivar hortelã, temos um material que pode lhe ajudar. Clique aqui e confira um tutorial aqui em nosso blog de como plantar e cultivar hortelã. 😉