Muito se engana quem pensa que é preciso um quintal imenso para ter árvores frutíferas: até quem mora em apartamento e tem uma pequena varanda pode ter o prazer de colher sua fruta preferida diretamente do pé.
Para ter seu próprio pomar tudo o que você precisa é de uma pequena área aberta e ensolarada. Sim, porque as frutas gostam de sol, mais do que de espaço, então mãos à obra por que além do prazer de cultivar suas frutíferas você ainda vai ganhar muitos elogios pela beleza que elas emprestarão à decoração da casa.
Claro, não é segredo que as plantas transformam ambientes, dão vida às paredes de concreto, enchem de aconchego os espaços vazios e sem graça. Nada como um cantinho de leitura em meio a vasos de plantas variadas ou receber os amigos com o aroma natural de flores – e frutas, por que não? Há várias espécies de árvores frutíferas em vaso que encantam os olhos e o paladar, bastando para isso alguns cuidados básicos e a escolha certa da espécie. Pés de acerola, morango, pitanga, goiaba, jabuticaba, caju, romã, maracujá, araçá, pera e até videiras são algumas das frutíferas que podem dar aquele toque especial à sua casa, mas as opções são muitas.
Veja como fazer o plantio em vasos
A primeira providência é escolher a espécie e o local. Ele deve ser aberto, com boa incidência de luz solar e oferecer um espaço médio de 2 metros quadrados para cada vaso. Escolha espécies de porte baixo ou médio para facilitar a poda e deixa-la do tamanho que você quiser. Eles podem ser de qualquer material, mas o ideal é que os vasos tenham capacidade de 60 e 100 litros de volume de substrato, proporcionalmente à espécie que você escolheu.
Use argila expandida 2215 para fazer a drenagem do vaso, colocando uma camada em seu fundo, mas se ventar muito em sua varanda ou área, prefira fazer a drenagem com brita zero, garantindo uma ancoragem perfeita do vaso. Essa camada é importante para impermeabilizar o recipiente, evitando também que a planta encoste no vaso.
Coloque uma manta geotêxtil de cobertura e uma camada de substrato enriquecido de matéria orgânica. Ele pode ser acrescido esterco, composto orgânico ou de uma fonte de fósforo – 04-14-08, super fosfato, farinha de osso – a proporção de 2 g de adubo para cada litro de substrato. É importante que essa cobertura tenha bastante capacidade de reter nutrientes e também a umidade para que a raiz se desenvolva de forma plena e saudável. Agora é a hora de colocar a terra e ver a altura ideal da muda, que deve ser centralizada e cujo topo deve ficar cerca de 3 cm da borda do vaso. Vá completando o espaço vazio com terra, apertando um pouco para que a superfície fique uniforme. Faça então a primeira rega.
Cuide da sua frutífera em vaso com muito carinho e atenção
Como todo ser vivo, sua frutífera também vai precisar de carinho e cuidados para que esteja sempre saudável, bonita e saborosa, por isso entre 30 e 40 dias após o plantio faça uma adubação de cobertura. Você pode usar um adubo de liberação lenta de 3 a 4 meses, como o adubo NPK 10-10-10 a cada dois meses ou o Osmocote 14-14-14. Repita essa adubação a cada três ou quatro meses, acrescentando também húmus de minhoca e terra vegetal.
Não deixe também de regar sua frutífera em vaso três vezes por semana, mas cuidado para que não fique encharcada. Procure coloca-las em um lugar definitivo, com bastante incidência de luz solar direta por pelo menos 4 horas ou iluminação indireta o dia todo – e evite muda-las de lugar. A cada três ou quatro anos retire-a do vaso, faça uma poda nas raízes que estiverem enoveladas e coloque nova mistura de plantio completando o substrato do fundo do vaso. Desta forma você terá sempre o privilégio de ter suas frutas prediletas diretamente do pé enfeitando ainda mais a sua casa.
Dica
Para uma maior produção de frutos, recomendamos o FORTH Frutas, que é um fertilizante completo e balanceado, utilizado para fornecer, complementar e repor os nutrientes que as plantas frutíferas necessitam e retiram do solo, favorecendo o crescimento, floração e frutificação. Sua formulação balanceada, com elementos solúveis e de alta qualidade, chega rapidamente às raízes da planta, resultando em maior satisfação ao ter, no seu pomar, plantas que dão prazer tanto na arte de cultivar quanto na hora de colher. Nós utilizamos em nossas frutíferas e pelo excelente resultado indicamos. No seu quintal, a certeza de colher bons frutos.
E você, tem frutíferas em vasos em casa? Conte para a gente as suas preferidas aqui nos comentários! 🙂
Créditos de imagem: Projetos da arquiteta Lays Sanches.