Muitas pessoas confundem verduras com legumes, mas você sabe qual a diferença entre essas plantas? Explicaremos um pouquinho sobre o que as diferenciam.
Usar o termo legume como se ele tivesse o mesmo significado de hortaliça está errado. E você descobrirá o porque.
Frutos são todos os alimentos produzidos pelas plantas angiospermas (aquelas que apresentam flores e frutos).
São responsáveis por proteger as sementes enquanto amadurecem e depois disseminá-las, portanto, frutos e frutas são coisas diferentes.
Definição de fruto
Após o período de fecundação dos óvulos das plantas, o fruto se desenvolve devido aos hormônios vegetais (que mudam sua consistência, estrutura, cores, sabores e tecidos) para proteger o embrião, no caso, as sementes até o momento certo de elas germinarem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes.
E o que é legume?
Legumes são todos os frutos que não são frutas necessariamente. Ou seja, eles são salgados (ou não doces) ou possuem um sabor ainda melhor quando temperados. Como por exemplo o chuchu, a abóbora, abobrinha e berinjela, entre vários outros.
Verdura, o que é?
Verdura é o nome utilizado popularmente para designar hortaliças, que nada mais são que folhagens comestíveis como a alface, agrião, couve, rúcula, entre outras verdinhas deliciosas que fazem o maior sucesso em diversos tipos de saladas.
Fruta então, é o que?
Nutricionalmente e claro, culinariamente falando, frutas são todas doces ou cítricas, desenvolvidas normalmente, através de vegetais floríferos. Laranja, uva, acerola e banana são alguns dos exemplos mais comuns.
Resumidamente, numa maneira mais fácil de lembrar:
Uma curiosidade muito interessante é que o tomate também é uma fruta. Ele contém sementes no seu interior e por isso entra também para esta categoria.