com aumento da tecnologia no setor e o desenvolvimento de novos produtos ,têm permitido que a atividade possa crescer de forma equilibrada e sustentável, permitindo um melhor aproveitamento da área e melhores condições de plantio , aumentando a qualidade e a eficiência da cultura
O cultivo protegido é uma realidade na produção de mudas e começa a ter mais espaço também na produção de hortifrutis. No caso das frutas, o morango é um das culturas que mais tem se expandido nesse sistema, por meio do túnel plástico.
Nessa área de plantio protegido
predominavam pimentão, tomate, pepino e alface, sendo esta última principalmente por meio da hidroponia – cultivo
em estufas sem o contato com o solo.
Os cuidados na produção de uva e maçã também têm aumentado, mas, no geral, na forma de cultivos “semiprotegidos”, uma vez que não se trata de controle do ambiente, mas apenas de proteção da planta contra chuvas, um dos benefícios adicionais do cultivo semiprotegido da uva é a redução do uso de defensivos,pois a estruturo diminui a incidência de chuva em lugares muito úmidos diminuindo assim a proliferação de fungos.
No caso das hortaliças, multiplicam-se os exemplos em cultivo protegido, com destaque para folhosas, pimentão, tomate (especialmente as especialidades) e mini/baby hortaliças. Praticamente todo tomate tipo grape é produzido em cultivo protegido. Mesmo variedades de tomate salada, também estão encontradas em ambiente protegido,
A produção de folhosas em cultivo protegido também vem chamando a atenção dos produtores, especialmente porque algumas espécies apresentam limitações em determinadas regiões e épocas do ano , pois tem perdas devido a geadas.