Deixar o seu cantinho a sua cara. Essa é a proposta da decoração de um ambiente. Mas você pode estar pensando que personalizar um lugar requer alto investimento financeiro, não é? Que nada!
Sabe aquela garrafa PET, caixote de feira e pneu velho que costumamos ver, muitas vezes, boiando em córregos (jamais deveriam estar lá!) ou descartados irregularmente nas calçadas? Pois bem, embora sejam alguns dos itens mais encontrados no lixo, eles têm valia de sobra para deixarem o patamar da inutilidade e virarem objetos de decoração, renovando aquele ambiente que está na mesmice há tempos.
Ideias criativas de decoração sustentável – e melhor ainda, baratas –, não faltam. Esses materiais frequentemente descartados ganham as mais variadas funções. Conheça algumas e como transformá-las em peças que vão dar um ar ainda mais aconchegante e especial na sua morada ou no seu local de trabalho.
Mais luz ao ambiente
Aquela garrafa de vidro que você pensou não servir para mais nada pode ser transformada em uma bela luminária. Além da garrafa vazia, você vai precisar de fio (na medida em que desejar), soquete com rabicho, lâmpada, canopla, alicate e fita isolante.
Leve a garrafa em uma vidraçaria para cortar o fundo e o bico da garrafa, ou se preferir e tiver em casa, utilize um equipamento para cortar vidro e corte você mesmo. Se optar pela segunda alternativa, não esqueça de proteger-se com luvas e óculos de proteção. Com o alicate descasque as pontas do fio e passe dentro da garrafa. Descasque o rabicho que está conectado no soquete e una ao fio principal, enrolando com os dedos e, em seguida, isole com a fita isolante. Conecte a canopla na outra extremidade do fio principal, coloque a lâmpada e ligue na saída de luz. Para isso você vai precisar de uma escada.
Luminária com garrafa PET
Também é possível fazer uma luminária com garrafa PET. Tenha à mão sete garrafas PET iguais; cola para tecido; peça de renda larga; peça de renda estreita; meias tipo arrastão; fita de cetim; tesoura; estilete e grampeador.
Com o estilete, corte as garrafas de modo que elas fiquem em forma de cilindro. Retire a parte de cima e o fundo. Revista seis garrafas com as meias arrastão. Grampeie a meia na borda da garrafa em três locais diferentes. Junte as seis garrafas uma do lado da outra e coloque a garrafa que ficou sem revestimento no meio das outras. Grampeie todas as garrafas, prendendo uma na outra. Com a cola de tecido, cole a renda larga nas extremidades da luminária. Na extremidade de cima aplique a renda fina e, depois, aplique a fita de cetim na ponta da renda para que os grampos não apareçam. Faça isso tanto em cima quanto embaixo. Depois, é só instalar a luminária!
Caixa cheia de surpresas
As caixas de feiras, ou caixotes, tem imensa funcionalidade. Com quatro deles e uma tábua de madeira você pode montar uma escrivaninha, por exemplo. Pregue os elementos para o resultado final ficar firme e pinte com uma cor que combine com a decoração do local.
Se precisar de um armário novo para deixar a cozinha mais organizada, uma opção é fazer uma estante com os caixotes. Eles devem ser parafusados uns nos outros e a coloração, fica ao seu critério.
No quarto das crianças, os caixotes, envernizados, com tratamento contra cupins e pintados, ficam excelentes para guardar brinquedos.
A versatilidade dos pneus
Não importa se o pneu é de bicicleta ou de trator; todos podem ser reutilizados. Para usar dentro de casa, essas peças podem ser transformadas em poltronas, criados-mudos, mesas de centro e puffs. Nesse último caso, por exemplo, basta empilhar alguns pneus e cobri-lo com uma capa de “fru-fru” feito com sobras de malha.
Na parte externa da casa, eles podem servir de vasos para plantas, mas lembre-se: faça furos para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os pneus podem, ainda, serem transformados em brinquedos para as crianças, como balanços.
Reaproveite, recicle, recrie e deixe seu cantinho ainda mais aconchegante e especial!