De diferentes tipos e graus de ardência, a pimenta agrega não só um paladar diferenciado aos pratos, como também traz diversos benefícios à saúde. Cultivá-la é simples, já que não exige grande espaço para o plantio.
Indícios apontam que a pimenta é uma das mais antigas plantas cultivadas no continente americano. Segundo a história que se conta, a prática comum entre os maias era utilizar a pimenta como medicamento. Espalhadas pelo mundo no período do descobrimento de novas terras além-mar, a pimenta primeiramente caiu no gosto dos espanhóis e portugueses.
O fruto é termogênico, acelera o metabolismo e também possui ação anti-inflamatória, ou seja, pode amenizar a dor de algumas doenças, como a fibromialgia, que é uma dor muscular generalizada. A pimenta também impede ou combate a formação e o desenvolvimento de tumores, é antioxidante e melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, possui bastante vitamina, como a A e é excelente fonte de vitamina C e B. Possui ainda boa quantidade de magnésio, ferro e aminoácidos. Então, que tal plantá-la?
Plantio
Você pode optar por plantar a semente diretamente no vaso ou fazer uma sementeira (que pode ser um copo plástico descartável). Se essa for a sua opção, plante-a cerca de 1 a 2 centímetros abaixo da superfície em terra fofa e fértil, regue regularmente e espere germinar. Quando atingir, aproximadamente, 10 centímetros de altura e aparecerem as primeiras folhas, transplante para o vaso definitivo.
Se comprar a muda, pulando a etapa da germinação, transporte-a para o vaso em que a pimenta ficará.
Caso opte por plantar diretamente no vaso, escolha um que tenha, no mínimo, 30 centímetros de diâmetro e prepare uma cama de argila expandida para auxiliar na drenagem da água. Cubra com um pouco de areia ou isopor e adicione, por cima, a terra acrescida de compostagem ou adubo natural orgânico. É importante que o solo seja fértil, para nutrir a planta.
Uma dica: amarre o caule a uma estaca de madeira, para que o crescimento aconteça na vertical e não force o envergamento.
Iluminação
O vaso deve receber luz natural por, pelo menos, três horas diárias e ser regada cuidadosamente, também todos os dias, evitando encharcar a raiz.
Colheita
Em geral, a colheita da pimenta leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento do fruto é mais rápido.
Poda
O ideal é podar os ramos da pimenteira após a frutificação e colheita, para estimulá-la a brotar e produzir novamente.