O quiabeiro é uma planta da família da malva. Possui origem africana. Seu fruto, conhecido como quiabo, gombô, quibombó, quibombô, entre outros, é uma cápsula fibrosa cônica verde e peluda, cheia de sementes brancas redondas, muito usado em culinária antes da maturação, pois, próximos a maturação, endurecem.
Suas folhas são lobadas. As flores são axilares, isto é, brotam a partir das gemas axilares.
Sobre o clima para plantio
O quiabo é cultivado principalmente em regiões tropicais, crescendo bem apenas em temperaturas acima de 20° C. Em regiões sujeitas a temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas.
Em relação a luminosidade
A planta necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.
Quanto ao solo
O quiabo deve ser cultivado em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,0 e 6,5.
E a irrigação?
A irrigação deve ser feita de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Plantas adultas são tolerantes a períodos de seca.
Vamos então ao plantio
Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre em aproximadamente uma semana. Sementes plantadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.
O plantio pode ser realizado diretamente no local definitivo ou as sementes podem ser plantadas em pequenos vasos, copos de plástico ou saquinhos, e transplantadas quando atingem de 10 a 15 cm de altura.
Tratos culturais
Alguns horticultores realizam podas para ramificar ou para revigorar o quiabeiro. Outros horticultores não realizam nenhum tipo de poda. Dependendo do cultivar e das condições ambientais, o quiabeiro pode ultrapassar 2 m de altura.
Chegamos então a colheita
A colheita dos quiabos normalmente começa entre 60 a 80 dias depois do plantio, e pode continuar por alguns meses em boas condições de cultivo. O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso.
E você gosta de quiabo? Gostou do tutorial?
Deixe seu comentário! 😉