Saiba quais são as plantas mais eficazes na purificação de ambientes internos

Saiba quais são as plantas mais eficazes na purificação de ambientes internos

Estudo foi realizado pela NASA em parceria com a Associated Landscape Contractors of America, nos Estados Unidos

 

Atualmente, a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em ambientes internos, seja em casa ou no trabalho, e com pouco contato com a natureza. Por conta disso, é importante garantir que o ar que respiramos tenha boa qualidade e esteja relativamente “limpo”, já que a poluição pode ser a causadora de diversos problemas respiratórios e de pele, como asma, rinite, alergias e dermatites, além de danos aos órgãos internos e envelhecimento precoce.

A NASA, em parceria com a Associated Landscape Contractors of America, nos Estados Unidos, realizou um estudo para descobrir as melhores plantas purificadoras do ar para ambientes internos, que fossem capazes de filtrar não apenas o gás carbônico, mas também outras substâncias nocivas como tricloroetileno, formaldeído, benzeno, xileno e amônia.

Todas estas substâncias são facilmente encontradas em produtos que usamos no dia a dia e podem prejudicar nossa saúde se não forem devidamente eliminadas do ambiente. Por isso, é preciso entender onde elas são encontradas e quais seus efeitos à saúde:

O tricloroetileno é encontrado em tintas e removedores de diversos tipos. Seus efeitos à saúde estão associados à tontura, dor de cabeça, náuseas e sonolência.

O formaldeído está em sacos de papel, papéis encerados, toalhas e guardanapos de papel, em madeiras compensadas e até mesmo em tecidos sintéticos, e o contato com a substância pode causar irritação nas vias nasais, incluindo boca e garganta e, em casos severos, até mesmo inchaço na garganta e nos pulmões.

Já o benzeno geralmente é encontrado em plásticos, resinas, fibras sintéticas, inseticidas, tintas sintéticas, lubrificantes, ceras, na fumaça do cigarro e de carros. A exposição a esta substância pode causar sonolência, irritação nos olhos, tontura, aceleração dos batimentos cardíacos e, em alguns casos, até desmaios.

O xileno também está presente em plásticos e nas fumaças de carro e cigarro. O contato pode causar irritação na boca e garganta, tontura, dor de cabeça, confusão mental, problemas cardíacos e danos aos  rins e fígado.

Por fim, a amônia é comumente encontrada em produtos de limpeza, cosméticos e fertilizantes. O contato com este gás pode causar irritação nos olhos e na pele, tosse e dor de garganta.

As  plantas encontradas pela NASA são de fácil cuidado, entretanto, algumas podem ser tóxicas para cães e gatos. São elas:

 

Palmeira anã: eficaz contra formaldeído e xileno

Samambaia: eficaz contra formaldeído e xileno

Clorofito: eficaz contra formaldeído e xileno

Aglaonema: eficaz contra formaldeído e benzeno

Palmeira de jardim: eficaz contra formaldeído e xileno

Ficus benjamina/Figueira de jardim: eficaz contra formaldeído e xileno

Jibóia: eficaz contra formaldeído, benzeno e xileno

Antúrio: eficaz contra formaldeído, amônia e xileno

Liriope: eficaz contra xileno, tricloroetileno e amônia

Palmeira-rápis: eficaz contra formaldeído, xileno e amônia

Gérbera: eficaz contra formaldeído, tricloroetileno e benzeno

Dracena: eficaz contra formaldeído, tricloroetileno e benzeno

Hera inglesa: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno e xileno

Espada de São Jorge: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno e xileno

Dracena de Madagascar vermelha: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno e xileno

Lírio da paz: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno, xileno e amônia

Crisântemo: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno, xileno e amônia

Fonte: http://www.hortamania.com