Estudo foi realizado pela NASA em parceria com a Associated Landscape Contractors of America, nos Estados Unidos
Atualmente, a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em ambientes internos, seja em casa ou no trabalho, e com pouco contato com a natureza. Por conta disso, é importante garantir que o ar que respiramos tenha boa qualidade e esteja relativamente “limpo”, já que a poluição pode ser a causadora de diversos problemas respiratórios e de pele, como asma, rinite, alergias e dermatites, além de danos aos órgãos internos e envelhecimento precoce.
A NASA, em parceria com a Associated Landscape Contractors of America, nos Estados Unidos, realizou um estudo para descobrir as melhores plantas purificadoras do ar para ambientes internos, que fossem capazes de filtrar não apenas o gás carbônico, mas também outras substâncias nocivas como tricloroetileno, formaldeído, benzeno, xileno e amônia.
Todas estas substâncias são facilmente encontradas em produtos que usamos no dia a dia e podem prejudicar nossa saúde se não forem devidamente eliminadas do ambiente. Por isso, é preciso entender onde elas são encontradas e quais seus efeitos à saúde:
O tricloroetileno é encontrado em tintas e removedores de diversos tipos. Seus efeitos à saúde estão associados à tontura, dor de cabeça, náuseas e sonolência.
O formaldeído está em sacos de papel, papéis encerados, toalhas e guardanapos de papel, em madeiras compensadas e até mesmo em tecidos sintéticos, e o contato com a substância pode causar irritação nas vias nasais, incluindo boca e garganta e, em casos severos, até mesmo inchaço na garganta e nos pulmões.
Já o benzeno geralmente é encontrado em plásticos, resinas, fibras sintéticas, inseticidas, tintas sintéticas, lubrificantes, ceras, na fumaça do cigarro e de carros. A exposição a esta substância pode causar sonolência, irritação nos olhos, tontura, aceleração dos batimentos cardíacos e, em alguns casos, até desmaios.
O xileno também está presente em plásticos e nas fumaças de carro e cigarro. O contato pode causar irritação na boca e garganta, tontura, dor de cabeça, confusão mental, problemas cardíacos e danos aos rins e fígado.
Por fim, a amônia é comumente encontrada em produtos de limpeza, cosméticos e fertilizantes. O contato com este gás pode causar irritação nos olhos e na pele, tosse e dor de garganta.
As plantas encontradas pela NASA são de fácil cuidado, entretanto, algumas podem ser tóxicas para cães e gatos. São elas:
Palmeira anã: eficaz contra formaldeído e xileno
Samambaia: eficaz contra formaldeído e xileno
Clorofito: eficaz contra formaldeído e xileno
Aglaonema: eficaz contra formaldeído e benzeno
Palmeira de jardim: eficaz contra formaldeído e xileno
Ficus benjamina/Figueira de jardim: eficaz contra formaldeído e xileno
Jibóia: eficaz contra formaldeído, benzeno e xileno
Antúrio: eficaz contra formaldeído, amônia e xileno
Liriope: eficaz contra xileno, tricloroetileno e amônia
Palmeira-rápis: eficaz contra formaldeído, xileno e amônia
Gérbera: eficaz contra formaldeído, tricloroetileno e benzeno
Dracena: eficaz contra formaldeído, tricloroetileno e benzeno
Hera inglesa: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno e xileno
Espada de São Jorge: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno e xileno
Dracena de Madagascar vermelha: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno e xileno
Lírio da paz: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno, xileno e amônia
Crisântemo: eficaz contra formaldeído, benzeno, tricloroetileno, xileno e amônia