A silagem de grão úmido é um alimento de alto valor para o gado, seja corte ou leite, sendo uma excelente opção para o pecuarista utilizar em sua propriedade!
A silagem de grão úmido é muito utilizada, principalmente na pecuária leiteira, entretanto ainda são diversas as dúvidas sobre o assunto, vamos tentar responder algumas delas nessa matéria, mostrando a importância de se utilizar essa forma de armazenamento para o gado, seja corte ou leite.
Essa forma de alimentação de gado não é novidade. Produtores servem a silagem com grão úmido desde a década de 70 aqui no Brasil.
Produtores vêm utilizando com frequência a silagem de grãos úmidos de milho na alimentação de seus animais devido a facilidade de digestibilidade do amido de milho, ao alto valor nutricional e por ser fonte de energia. Possibilita também o estoque de forma prática e econômica.
Por que oferecer silagem com grão úmido? Estudos indicam que esse tipo de silagem proporciona mais índice de energia para o gado.
Com isso, melhora a eficiência alimentar e maior digestibilidade quando comparado com a silagem de matéria seca.
Outra vantagem que não podemos deixar de citar é a duração. Pode ser armazenada por até dois anos, desde que todo o processo seja feito de forma correta, a ponto de conservar todos os nutrientes do grão.
O ponto de colheita pode ser identificado pela camada preta na base dos grãos no meio de diversas espigas colhidas ao acaso no interior da área, ou através de estufas ou equipamentos para determinação da umidade.
Desta forma, a colheita pode ser antecipada em 3 a 4 semanas, permitindo ao produtor antecipar o plantio da próxima cultura, seja ela feijão, sorgo, soja, etc., melhorando a eficiência de uso da área, com melhores respostas econômicas dentro do processo produtivo.
Para ruminantes, isso não se constitui necessariamente em desvantagem já que a ração é preparada e fornecida diariamente, diferentemente de aves e suínos.