Svensson – Da família para o mundo

Svensson – Da família para o mundo
Tela Luxous em pimentões proporciona maior conservação de energia com a máxima transmissão de luz - FotosSvensson
Tela Luxous em pimentões proporciona maior conservação de energia com a máxima transmissão de luz – FotosSvensson

Svensson é uma empresa familiar sueca que acaba de completar 130 anos, sendo atualmente gerida pela 4ª geração. “Somos especializados em têxteis técnicos para aplicações agrícolas e temos mais de 180 opções para oferecer ao mercado. Contamos com escritórios na Suécia, Holanda, Coréia do Sul, China, Estados Unidos e México. A partir desses escritórios servimos centenas de distribuidores em todo o mundo e chegamos a dezenas de milhares de produtores em todo o mundo. Estamos altamente focados em ter produtos da mais alta qualidade no mercado para garantir que nossos clientes (os produtores) possam se concentrar no que eles fazem melhor. Independentemente de ser uma Phalaenopsis ou um tomate, nos esforçamos para fornecer o melhor clima para a sua cultura. É por isso que também trabalhamos com distribuidores locais que conhecem o clima, os desafios, a cultura, o idioma e podem nos ajudar a fornecer o melhor serviço“, explica Mauricio Manotas Luna, presidente da Svensson para as subsidiárias das Américas.

No Brasil

Tela Tempa em orquídeas phalenopsiscom duplo controle térmico - FotosSvensson
Tela Tempa em orquídeas phalenopsiscom duplo controle térmico – FotosSvensson

A Svensson está presente no Brasil há muitos anos, e tem se destacado quando a questão é controlar o clima nas estufas. “Temos instalações que ainda estão de pé após 12 anos em Holambra (SP). O que estamos tentando fazer agora é nos comprometer de maneira mais definitiva com o produtor brasileiro, garantindo que o produto estará disponível no momento certo e com os melhores preços possíveis. Nós temos profunda admiração pela agricultura brasileira e definitivamente queremos alavancar o segmento“, diz Mauricio Manotas.

Entre os diferenciais da Svensson estão qualidade e serviço. A empresa não lança um produto que não tenha sido testado por pelo menos dois anos em laboratórios e em alguns sites comerciais.

A equipe de P&D na Europa é composta por engenheiros químicos, mecânicos e têxteis que trabalham em um laboratório todos os dias tentando encontrar o produto ideal. Há, ainda mais sete consultores trabalhando no campo e falando a língua dos produtores, sendo que muitos deles eram agricultores, e por isso compreendem plenamente os desafios dessa profissão. “Nós inovamos todos os dias, avaliando telas para difundir a luz para a passagem de luz mais adequada“, relata Mauricio Manotas.

Linha de produtos

Cultivo de tomates com tela Harmony com alto grau de difusão de luz - FotosSvensson
Cultivo de tomates com tela Harmony com alto grau de difusão de luz – FotosSvensson

A Svensson tem cinco produtos diferentes. Luxous é especializada em transmissão de luz, direcionada para climas frios, para aquecer as estufas sem obstruir a luz. Solaro é a linha de telas de sombreamento, focada no resfriamento das temperaturas dentro das estufas. Tempa é voltada para os meses mais frios, mas também garante o sombreamento durante os meses mais quentes.

Já Harmony é a nossa inovadora tela para difusão de luz. “Aprendemos, ao longo dos anos, que um dos principais desafios que os produtores sofrem é a produção desigual. Harmony é 100% focada nisso. Ela espalha a luz tanto quanto possível, eliminando sombras na estufa e maximizando a produção. Vimos saltos significativos de produção quando os produtores mudaram para as telas da Harmony“, considera Mauricio Manotas.

Outra linha destacada por ele são as redes de insetos (Econet), de alto fluxo de ar, que ajudam não só a eliminar os insetos, mas também melhorar a ventilação local. Econet tem sido sucesso em países como México, onde as redes do inseto estão sendo usadas em todas as estufas.

Expectativas

Econet telas antisetos - maior  eficiência com máximo
Econet telas antisetos – maior eficiência com máximo

A expectativa da Svensson é oferecer aos produtores brasileiros mais uma opção. “Durante anos, eles só conseguiam ter acessoao produto local e nós sentimos que uma competição saudável beneficiaria a todos, especialmente os produtores, que viram como a qualidade dos produtos aumentou significativamente. Os brasileiros merecem produtos de alta qualidade para seu mercado competitivo. Essa é a maneira que ele funciona em qualquer outro lugar, e eu não vejo por que não iria funcionar aqui“, justifica o empresário.

“Estive no Brasil muitas vezes e não posso dizer o quão animado estamos em fazer parcerias com algumas empresas locais e ser capazes de oferecer aos nossos amigos brasileiros nossos produtos. Espero que eles possam nos dar uma chance e ver por que somos a empresa número um em nossa indústria mundial há mais de 40 anos. Acreditamos na economia brasileira, mas o mais importante é sobre o seu povo e queremos fazer parte de seu mercado“, finaliza Mauricio Manotas.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br