A Tecmudas, localizada em Piacatu (SP), está prestes a completar 30 anos. O viveiro atua em nível nacional, mas tem destaque nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A Tecmudas é de propriedade de um grupo de investimentos composto por nove sócios, e a gestão é de Antonio Gomes Jardim Neto, sócio e diretor geral.
Estrutura
A Tecmudas produz 90 milhões de mudas de HF por ano. Como diferenciais, Lucas Feresin Jardim, gerente comercial, aponta a qualidade e a sanidade das mudas.
“As mudas são livres de doenças, com um excelente porte aéreo, uniformidade, bastante raiz e mais resistentes às variações climáticas. Essas características podem trazer para os nossos clientes melhor produtividade no campo. Outro ponto que observamos é que em um ano chuvoso como esse, em que a proliferação de doenças no campo aumentou, a muda que sai livre de doenças do viveiro é um ótimo indicativo para uma boa safra”, pontua o gerente.
Para oferecer aos seus clientes mudas de excelente qualidade e sanidade, a Tecmudas conta com uma equipe técnica especializada que trabalha com as melhores e mais inovadoras práticas de produção.
“A tradição no mercado agrícola, por ter sócios e colaboradores que estão desde a fundação da empresa, gera uma relação de parceria e confiança, por entendermos as dores e desafios dos produtores e apresentar um atendimento diferenciado. Aos longos desses 30 anos, o respeito, cuidado e a segurança dos colaboradores têm sido pilares importantes”, considera Lucas Jardim.
A empresa tem investido, ao longo desses 30 anos, em tecnologias inovadoras: estrutura de estufas, produtos e equipamentos; na frota de caminhões para entrega das mudas dentro do prazo; e em um rigoroso controle de qualidade, para manter a sanidade e o padrão das mudas que vão para o campo.
Tecnologias e inovações
A estrutura do viveiro é feita de ferro galvanizado, com telas de proteção lateral antiafídeo e cobertura superior com plástico de alta qualidade, que difunde a luz solar. Os sistemas, como a fertirrigação, são automatizados e oferecem uma maior padronização.
Recentemente, a empresa investiu em uma máquina importada da Itália que melhorou a eficiência e a precisão no semeio das mudas, sempre buscando as inovações no setor e acompanhando o mercado.
Projetos
Lucas Jardim conta que nos planos da Tecmudas está fortalecer a parceria com as indústrias e produtores e se consolidar cada vez mais no mercado. “Com isso, estamos visando a ampliação do viveiro para podermos atender a todos. Com relação à equipe, estamos investindo em treinamentos de liderança, aperfeiçoamento e segurança do trabalho para o desenvolvimento e bem-estar, mantendo a qualidade e satisfação dos clientes. Além disso, boas práticas de ESG estão sendo implementadas, visando a continuidade dos negócios de forma sustentável”, conclui.