Mas , para escolher um deles é necessário conhecer , tanto o ambiente, quanto os métodos existentes , para que assim você possa tomar decisões que vão maximizar a produção e favorecer a maior eficiência na utilização dos nutrientes.
A necessidade dos produtores protegerem as suas plantas, principalmente durante os períodos climáticos mais adversos, é o principal fator para que sejam utilizadas as estufas. A sua utilização é cada vez maior, em todo o mundo, evitando os danos causados por temporais, geadas, nevadas, granizo, frio extremo, etc.
Essa grande difusão da estufa se deve, indiscutivelmente, ao aparecimento do plástico, devido à sua versatilidade e baixo custo. Por esta razão, podemos encontrar em praticamente todas as regiões do mundo, estufas de revestimento plástico. colheitas nas entressafras e produtos de melhor qualidade.
Em meio a isso, existem Basicamente três tipos de cultivo protegido que devem ser usados em diferentes situações:
Cultivo protegido feito diretamente no solo
semelhante ao cultivo feito em céu aberto, mas como as plantas estão protegidas, não recebem água da chuva, apenas da irrigação desejada, utilizando a fertilização, acrescentando nutrientes à água que irriga as plantas, nutrindo e irrigando-as ao mesmo tempo, poupando custos e melhorando a eficiência. Já o cultivo protegido com substratos é bem diferente do tradicional.
O cultivo protegido com substratos
Esse é utilizado principalmente quando o solo possui problemas de doenças, de compactação ou de salinização, deve ser um meio totalmente inerte, que tenha a única função de sustentar a planta e com características físicas muito importantes para favorecer o crescimento radicular
Cultivo protegido em água
Outro tipo de cultivo protegido é o chamado hidropônico, feito em água.nesse sistema o solo ou substrato é substituído por uma solução nutritiva contendo todos os elementos minerais essenciais as plantas.
O cultivo hidropônico também pode ser divido em três.
Cultivo protegido em NFT
O cultivo hidropônico NFT (sigla de Nutrient Film Technique, conhecida como técnica do fluxo laminar de nutrientes).
Com esta técnica, as raízes ficam acomodadas em uma canaleta onde são banhadas intermitentemente por uma solução nutritiva.
Cultivo protegido em Sistema Aeropônico
No Sistema Aeropônico, no qual as raízes das plantas ficam suspensas num reservatório e recebem intermitentemente uma pulverização com solução nutritiva. Este sistema tem sido usado para a produção de batata-semente.
Cultivo protegido em Sistema de raiz flutuante
Já no Sistema de raiz flutuante, ou piscinão, as raízes ficam mergulhadas numa solução nutritiva completa e oxigenada.
Alem disso, A fruticultura e a olericultura ,tem investindo bastante no cultivo protegido utilizando de aparatos como estufas, telados e túneis; ou de complementos ao próprio cultivo, como uso de quebra-ventos e meios de suporte da planta, como os vasos e slabs .
Telados – Telas de Sombreamento ou Proteção
Os telados em águas são recomendáveis para locais com risco de granizo e os de teto reto podem ser utilizados em situações onde não há risco de granizo. Telas de sombreamento nesse caso, a finalidade do uso dessas telas está relacionada a fatores, como:
Alteração da temperatura do ar e do solo;
Redução da evapotranspiração melhora do rendimento da cultura e proteção contra chuvas fortes e de granizo;
Quebra-vento: Importantes em locais onde a incidência de ventos é muito forte e pode prejudicar o desenvolvimento da planta, pela perda de umidade. seu uso promove um melhor controle da
temperatura das folhas.
Estufas Plásticas
Com relação às estufas, para decidir que tipo utilizar, é preciso antever qual será o microclima gerado quando ela estiver
construída.Outras ferramentas utilizadas para manter essa estrutura são os nebulizadores e os exaustores.
Muitas vezes, com um bom projeto de estufa, é possível cultivar em quase toda
Telas agrícolas coloridas
Aceleram o desenvolvimento das plantas em qualquer época do ano utilizando-se a ventilação natural e um plástico com propriedades
térmicas e óticas (luminosidade) adequadas para o cultivo.
Mulching ou Cobertura Morta para estufas
Plástico de cor preta, prateada ou branca, bastante fino, que é colocado em toda a extensão da superfície do canteiro servindo como uma espécie de “cobertura morta”,
em que são feitas perfurações para colocar as mudas. Tem várias funções, entre as quais:
controle do crescimento de ervas daninhas; manutenção da umidade do solo; diminuição do número e do tempo das irrigações; diminuição da incidência; maior aproveitamento dos nutrientes e auxílio na diminuição da umidade do ar