O sistema NFT (técnica do fluxo laminar de nutrientes) é uma técnica de cultivo em água , Composta basicamente de um tanque ,no qual as plantas crescem tendo o seu sistema radicular dentro,com solução nutritiva, que , com o auxilio de um sistema de bombeamento,espalha a solução nutritiva pelo sistema. A solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes.
Uma de suas vantagens é a segurança que se tem na nutrição, no controle da solução nutritiva. Outra é que o sistema NFT não utiliza substrato, o que facilita a renovação da sua área.
Sistema hidráulico:
O sistema hidráulico é responsável pelo armazenamento, recalque e drenagem da solução
nutritiva, sendo composto de um ou mais reservatórios de solução, do conjunto moto-bomba e dos encanamentos e registros.
.É importante ressaltar que o depósito deve ser enterrado protegido da luz e bem vedado. Isso evita a formação de algas e a entrada de pequenos animais no depósito. Além disso, sua instalação deve ser preferencialmente abaixo do nível da tubulação dedrenagem, facilitando o retorno da solução por gravidade.
Para transferir a solução nutritiva do tanque até as raízes das plantas necessitamos de uma bomba.
A automação da bomba que promove a circulação da solução nutritiva é feita por um temporizador.
O tempo de irrigação varia muito entre os sistemas, bancadas, regiões, tipos de cobertura, variedade cultivada e época do ano, não havendo regra geral.
Estufa para hidroponia:
Para se obter o máximo de qualidade no cultivo hidropônico é recomendado o cultivo dos vegetas em um ambiente protegido como uma estufa. O modelo mais utilizado comercialmente é a capela , que fornece amplo espaço interno, com bom escoamento da água das chuvas e boa proteção interna. Dependendo do tamanho da estufa podem ser colocadas várias bancadas no seu interior.
Assim, evitam-se a contaminação e a propagação de diversos patógenos, principalmente os fúngicos.
Bancadas:
As bancadas ou mesas de cultivo é onde são colocadas as mudas, ou seja, onde vai ocorrer o plantio e o desenvolvimento dos vegetais.
É recomendado uma declividade 2 a 4% nos canais que conduzem a solução nutritiva. Os canais de cultivos podem ser feitos com diversos tipos de materiais. o material utilizado deve ser impermeável ou impermeabilizado para não reagir com a solução nutritiva. No Brasil, vêm-se utilizando para a montagem dos canais telhas de cimento amianto ou tubos de PVC, que são fáceis de se encontrar e com preços razoáveis.
os canos de PVC estão cortados ao meio, com isso, com o mesmo cano se obtém dois canais de cultivo. Também pode ser utilizado o cano inteiro, fazendo somente um orifício redondo para cada planta, isso dispensa o uso de placa de isopor, pois o próprio cano serve de suporte para o cultivo.
Os tubos de PVC são uma alternativa econômica para construção de uma horta hidropônica.