Existem mais de 20 mil tipos de suculentas catalogadas, que se dividem em mais de 60 famílias, como a Cactaceae, dos cactos e a Asphodelaceae, da Aloe vera.
Essa variedade encanta ainda mais os apreciadores deste tipo de planta! Quer saber mais sobre elas? Confira nossa lista!
1 – Ripsális ou cacto-macarrão
A ripsális (Rhipsalis) apresenta folhas longas, tubulares e bifurcadas e desenvolve flores e frutos.
Essa suculenta é muito utilizada como planta ornamental em canteiros de jardins e na decoração de áreas internas.
2 – Rabo-de-burro
Nativa do México, a rabo-de-burro (Sedum morganianum) produz flores vermelhas e folhas no formato de vírgula, com caules de até 60 centímetros de comprimento.
É uma variedade perfeita para cultivo em vasos pendentes.
3 – Suculenta Francesco
De coloração múltipla, a suculenta francesco (Graptopetalum Francesco Baldi) é híbrida entre as espécies Graptopetalum paraguayense e Sedum pachyphyllum.
Apresenta rosetas de folhas longas e lanceoladas que nascem nas pontas das hastes.
4 – Rosa-de-pedra
De formato semelhante a uma rosa, a Echeveria elegans possui flores pequenas e uma coloração marcante, mesclando o verde azulado e o castanho.
Esse tipo de suculenta pode ser encontrada em versões pequenas, de até 5 centímetros e em tamanhos grandes, chegando a 20 cm.
5 – Planta Jade
Também chamada de “árvore da amizade” ou “planta da prosperidade”, a jade (Crassula ovata) apresenta ótima durabilidade.
A planta possui um caule verde e ramificado, que se retorce e se torna pardo e robusto conforme cresce.
Quer aprender a cultivá-la? Clique aqui e leia o artigo completo!
6 – Colar de pérolas
Possui hastes longas e com folhas esféricas que se assemelham às ervilhas.
A colar de pérolas (Senecio rowleyanus) pode atingir até 1 metro de comprimento e produz flores brancas com estamos coloridos que possuem perfume característico.
É ótima para cultivo em vasos pendentes.
7 – Orelha de Shrek
De formato peculiar, com folhas tubulares e compactas que remetem ao personagem Shrek, a Crassula ovata gollum apresenta uma tonalidade verde escuro e um tom avermelhado nas extremidades.
É ideal para criar volumes em terrários ou jardineiras suculentas.
8 – Planta-fantasma
Com folhas curtas e largas em formato de roseta, a planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense) pode alcançar até 20 centímetros de altura. Apresenta mudanças de cor de acordo com a iluminação que recebe.
A planta recebe esse nome por possuir um pó cobre e fosco em suas folhas, criando uma aparência “fantasmagórica”.