A busca por alimentos cada vez mais saudáveis e pela compreensão de sua origem não é apenas uma tendência de consumo, mas um passo significativo para garantir uma alimentação mais justa, saborosa e nutritiva. Neste cenário, empresas como a Tropical Estufas, que investem na qualidade, sustentabilidade e atendimento ao cliente, alcançam excelentes resultados no mercado da horticultura, elevando a qualidade nas lavouras e no prato dos brasileiros!
A história da Acqua é marcada pela inovação desde o seu começo, em 2005. Na época, Armando Martins dos Santos (in memoriam) investiu na produção de hortaliças hidropônicas diferenciadas, utilizando a tecnologia e a satisfação do cliente para o sucesso de seu negócio. Os 0,5 hectares iniciais, localizados em Viamão (RS) cresceram, e os materiais ali cultivados passaram a integrar pratos de chefs gaúchos renomados e os melhores mercados e restaurantes da capital gaúcha.
Após o falecimento precoce de seu marido Armando, Lidiane Silva assumiu a empresa que na época contava com 16 colaboradores junto à irmã Mauri Maehler. Hoje, a Acqua conta com 2,5 hectares e 22 colaboradores e é dirigida por elas, que além de manterem a essência do negócio, intensificaram a presença da marca, a relação com os clientes e os conceitos do cultivo que faz bem. “O Armando entrou com a parte da produção, do conhecimento técnico. A gente entrou com essa visão gestora, de ter um olhar mais amplo para as coisas e colocar cada coisa em seu lugar, desde o colaborador e a logística até os novos produtos. Não temos o estudo teórico das plantas, mas temos força de vontade, proatividade e vamos atrás”, expõe Mauri. De acordo com seu relato e de Lidiane, em dois anos e meio elas consagraram seu lugar no mercado e a visibilidade da marca, sempre com novas parcerias e grande interesse do público em seu trabalho.
Lidiane Silva (direita) e Mauri Maehler (esquerda) em uma das estufas da Tropical Estufas
Conhecida pelo amplo portfólio de folhosas, a Acqua produz hidropônicos que prezam pela textura, sabor e modo de produção diferenciados. Entre as novidades da nova gestão está a ampliação da área e o investimento em novas cultivares (como os temperos e ervas da ISLA Sementes) que estão sendo comercializadas em embalagens que dão mais destaque às características dos materiais, tornando os produtos ainda mais atrativos. Outro lançamento, que traz praticidade ao cotidiano dos clientes, são as cestas Accqua Specialitté, entregues à domicílio.
Aliados a isso tudo, o marketing e a conexão com os consumidores são um dos pilares fundamentais, responsáveis por disseminar o acesso à informação sobre os alimentos, a sua origem e sobre o sistema hidropônico, explicando os processos de produção e benefícios das cultivares. “Eu quero que as pessoas conheçam o sistema hidropônico, saibam o que é de fato a hidroponia e entendam de onde vem o alimento que consomem. Quando olhamos para o mercado a gente não olha só para Acqua, mas para o produtor hidropônico. E se está bom para um, está bom para todos nós”, menciona Lidiane, que se preocupa com propagar informação sobre a hidroponia e aproximar o consumidor desta realidade.
Cestas da Acqua Specialitté prontas para a entrega a domicílio
“A gente fica bem antenada, estuda muita coisa. Eu vou indo atrás das coisas, a Lidi me dá o start, e assim vamos correndo. A gente investe muito em tecnologia, aí o pessoal acha que as nossas estufas se abrem e fecham, que chove dentro delas… Mas não é isso. É a tecnologia aplicada na semente, na valorização do funcionário, do colaborador, na informação para o consumidor. Isso é tecnologia”, revela Mauri. Ela menciona também a nova coleção de embalagens deste ano, trabalhada dentro do conceito de levar informação para o consumidor final e com um design sustentável. “Se tu pegar o layout da nossa embalagem, la atrás está escrito para que ela serve, o que é um produto hidropônico. Ali já tem todo o caminho feito, já dá para a pessoa olhar e pensar ‘nossa que legal, estou consumindo a alface que é boa para isso e aquilo”, informa.
Transparência sobre os processos de produção e informações do produto agregam ainda mais valor às embalagens e aos materiais, podendo trazer retornos muito positivos aos horticultores
“Muitas vezes o pessoal produz e não sabe como o seu trabalho afeta lá na ponta. O que a Acqua faz é esse marketing, que é muito importante. O pessoal chega no mercado e encontra uma embalagem diferenciada, um produto diferente, e tudo isso que agrega valor”, explica o Gerente de Desenvolvimento de Produto da ISLA Sementes, Claudio Nunes, que desde o início acompanhou o trabalho da Acqua. “Não adianta o produtor investir lá na ponta e não saber fazer bem aqui, ou investir aqui e não saber fazer bem lá. O ideal é fazer as duas coisas”, evidencia.
Hoje, a Acqua conta com 2,5 hectares e 22 colaboradores e alcança cada vez mais sucesso
Para as empreendedoras, fortalecer uma rede entre todos que fazem parte da cadeia da alimentação também é fundamental. Elas contam que para isso compram dos mercados e frequentam restaurantes que são seus clientes, analisando como o seu produto está sendo comercializado/consumido e se está dentro do que esperam, além de monitorar se a clientela está satisfeita e como podem melhorar. Pensando nos benefícios para toda a cadeia, a empresa visa compartilhar informações sobre a origem de seus alimentos, complementando ainda com dicas para um consumo mais satisfatório e saudável.
Produção de tomilhos da ISLA Sementes a todo vapor na estufa da Tropical Estufas!
A estufa de temperos da ISLA Sementes na Tropical Estufas conta com tomilho, sálvia, salsa, alecrim e muitos sabores para dar um toque a mais nas refeições!
A participação de Lidiane na TV expande esses horizontes, e lá ela apresenta semanalmente soluções cotidianas para o preparo de pratos saborosos e criativos que incluem hortaliças. “Tive esse desafio de ir na TV e fazer as receitas (tudo eu mesma que fiz). Toda semana gravamos, levando a salada para o pessoal provar e depois postando a receita nas nossas redes. Eu preparo tudo em casa antes, e no programa todos provam. E eu pergunto se tá bom, se tá gostoso, digo que não é para mentir. E eles dizem ‘Lidiane, está maravilhoso, nunca comi coisa igual’”, revela Lidiane entusiasmada. “Estou descobrindo outras formas de agregar salada no cardápio, sem ser aquela forma jogada. Estou descobrindo que cada vez mais as pessoas precisam alguém que incentive elas a comerem melhor. E aí tu vai desmitificando aquilo de comer saudável, vai dando outra cara”, menciona.
A atenção a cada detalhe (da produção à entrega aos clientes) garante o diferencial e sucesso da Tropical Estufas
As folhosas da Acqua são materiais de alto valor agregado, o que incentiva a valorização das hortaliças e do trabalho no campo, tornando também o negócio rentável. Lidiane informa que muitas vezes o mercado pode assustar horticultores que estão investindo em materiais mais caros, mas que é preciso ter peito e se posicionar. “O mercado tenta baixar o teu preço, tirar o teu produto de circulação. Mas o produtor tem que dizer que não, que sente muito e não vai abaixar o preço, que é uma pena para o consumidor. E assim buscar comercializar de outras formas, porque é um produto que tu acredita, que tu sabe que é ótimo. Por que as pessoas dão valor a uma boa garrafa de vinho, mas não para uma alface de alta qualidade?”, questiona Lidiane
Lidiane e seus filhos na área da Tropical Estufas
“As vezes vou entregar uma cesta e perguntam por que a alface é cara (R$8,00). Abre a bandejinha, olha a alface. Prova a alface, come ela. E se tu ainda não acreditar no preço eu te convido para vir na Acqua e ver como ela é produzida, o que a gente investe na semente, na produção, em cada detalhe”, convida Lidiane. “A gente abre as portas, está de coração aberto para que as pessoas conheçam o nosso processo hidropônico. O que é a Acqua, o que é o investimento que fazemos aqui, a relação que temos com nosso fornecedor, cliente, com os consumidores”, complementa.
Com foco em cada detalhe, desde o cultivo, passando pelas embalagens e chegando no atendimento e receptividade ao cliente, a Acqua vem crescendo cada vez mais e alcança o sucesso dentro do cenário da hidroponia e horticultura.
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