USO CORRETO DOS PLASTICOS E TELAS EM ESTUFAS AGRÍCOLAS
Plasticultura ao pé da letra, seria Cultivos sob Plásticos – as Estufas Agrícolas tem sua grande contribuição nesse processo, pois são estruturas projetadas, calculadas para a maximização do uso dos plásticos e telas agrícolas. (Falaremos em outra ocasião)
A globalização permitiu que num curto espaço de tempo, toda a tecnologia aplicada em plásticos e telas agrícolas, fossem difundidas mundo afora, hoje temos produtos nacionais de excelente qualidade e durabilidade, que se destacam na Plasticultura brasileira. O Brasil tem grande demanda por esses produtos, lembro também dos Plásticos e Telas importados, que trazem uma gama de tecnologia e estudos referente a difusão de luz, cores de luz, filtros, aditivos entre outros; Também tem uma grande fatia de comercialização no mercado brasileiro.
Tudo isso pensado, para que a planta tenha uma condição ótima para seu desenvolvimento, fornecendo frutos de qualidade em qualquer época do ano.
Por que tantas nomenclaturas de telas e plásticos agrícolas?
Vamos tentar resumir um pouco.
Filmes:
Transparente – usado para plantas que necessitem mais luz, esse plástico deixa passar em média 92% de luz – usado em viveiros de mudas, hidroponia, flores, de acordo com a necessidade da região. Esse plásticos leva uma gama de aditivos que garantem uma vida útil média de 24 meses.
Difusor de Luz – em média com 85% de passagem de luz, Largamente utilizado no Brasil, como sendo um produto que se adapta bem a quase todo tipo de cultivo, também com vários aditivos que garantem vida útil de até 36 meses, quando falamos em vida útil, é a garantia de fábrica, temos casos que os plásticos estão com 6 anos e ainda não foram trocados.
Leitoso, uso pontual para algumas flores, largamente usado como abrigo de um modo geral.
Preto&Branco, plástico específico para Fungicultura (cogumelos) e todo tipo de planta que necessita de ambiente escuro. Também usado como abrigos.
- Importante lembrar, os plásticos agrícolas instalados em Estufas Metálicas, são e devem ser lavados periodicamente, quando sujo, torna-se escuro, sombreando o interior da Estufa, prejudicando a formação de frutos por estiolamento de plantas.
Os plásticos hoje, são ofertados nas medidas da necessidade do produtor, as fabricam fornecem a seus distribuidores, bobinas jumbo com até 1000m de comprimento em todas as larguras disponíveis, sendo assim, você pede na medida que você precisa, a empresa vai rebobinar e enviar pra você, evita desperdícios e pontas que sobravam.
Telas:
Tem várias funções para o conjunto de Estufas Agrícolas
Função de sombreamento – Teto fixo ou móvel – interno mais usual, mas pode ser externo também, são telas escuras ou aluminizadas, com várias categorias de tramas, que no mercado apenas citamos como porcentagens, exemplos 18% 30% 50% 70% 80% e assim por diante – essa portagem indica o filtro de luz, então 50% quer dizer que filtra 50% de luz e passa 50%.
Função Fechamento e Isolamento, são telas que vão nas lateriais e frontais das Estufas Agrícolas, servem para inibir entrada de insetos e pragas, Essas telas tem varias especificações e tipos, segue algumas das mais usadas.
Antiáfideos 50% tela transparente muito fechada, ótima para inibir a mosca branca como exemplo; É usada para culturas de tomates entre outros. O uso dessa tela, deve ser conjugada com a instalação de antecâmaras em Estufas Agrícolas.
Para ajudar baixar temperatura interna, usamos telas com maior passagem de ar e de cor branca.
Taí mais uma boa dica.
Obrigado.
#AGRONÃOPARATROPICALTAMBÉMNÃO!
Nelson Nardy