Estufas agrícolas são estruturas utilizadas para reter o calor do sol aprisionando-o dentro dela, proteger as plantas contra possíveis ameaças externas e manter a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar.
Esse sistema permite a aceleração dos processos de fotossíntese e produção de oxigênio, possibilitando uma melhor floração e frutificação, velocidade no crescimento, aumento na produtividade e maior qualidade.
A utilização das estufas agrícolas é cada vez mais comum, pois possibilita o produtor se adequar às variações climáticas, evitando os danos causados por elas.
Como funcionam as estufas agrícolas?
A estufa geralmente é feita de materiais transparentes como o vidro ou plástico que permitem a passagem da radiação solar que aquece o solo da estufa e emite radiação infravermelha. O ar da estufa é aquecido pela radiação infravermelha formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem).
Assim, o calor que vem do sol aquece a massa de ar quente que sobe do teto da estufa, e não se perde porque ele é aprisionado.
As estufas agrícolas geralmente são utilizadas para o cultivo de:
- Hidroponia;
- Hortaliças;
- Orquidário;
- Mudas;
- Pisicicultura;
- Eucalipto;
- Flores;
- Ranicultura;
- Cogumelos.
Algumas das vantagens da estufas agricultas estão entre :
Cultivo fora de época
As estufas agrícolas possibilitam também o cultivo de hortaliças em locais que normalmente possuem condições inadequadas, aumentando assim o processo de oferta e procura do négocio.
Proteção às pragas
A plantação em campo aberto é muito mais sujeita ao ataque de pragas do solo e de insetos, mesmo realizando o manejo correto.
Economia na irrigação
As estufas agrícolas permitem o uso da fertirrigação, que é a aplicação do adubo junto com a água. Nessa técnica o uso da água é moderado e os nutrientes reagem de forma mais eficiente, gerando alta economia para o negócio.
Aumento da qualidade
As plantas cultivadas em estufas, sempre estarão em clima apropriado, para potencializar o máximo do seu desempenho. Sendo que, existe uma preocupação na área de hortaliças quanto à sua cor, sabor, cheiro, textura e outras propriedades visuais.
Redução de agrotóxicos
As estufas permitem que o sistema possua uma produção mais limpa, em razão do controle maior de pragas. Assim, reduzindo a utilização de agrotóxicos.
Sustentabilidade
As plantas que são cultivadas dentro da estufa sempre terão um clima adequado, o que proporciona maior qualidade e desempenho, consequentemente maior lucratividade.