Veja como preparar biofertilizantes orgânicos

Veja como preparar biofertilizantes orgânicos

Não tem como falar em agricultura orgânica sem citar os biofertilizantes. Estes adubos orgânicos são essenciais para auxiliar no cultivo de plantas, tornando-as mais sadias.

O uso de biofertilizantes em uma plantação traz inúmeros benefícios, que incluem a melhoria da germinação, uma maior resistência para as mudas e a retenção da umidade dos solos, já que eles são preparados na forma líquida.

Os biofertilizantes orgânicos podem ser feitos com qualquer tipo de matéria orgânica e, após passar por um processo de fermentação, podem ser usados em adubação de cobertura ou como tratamento nutricional para os cultivos.

Qual o efeito do biofertilizante na planta?

Ele serve como um alimento para a planta. Além disso, uma das principais ações do biofertilizante é como protetor, agindo como um defensivo. Uma planta melhor nutrida tem mais resistência, além disso, os micro-organismos presentes no biofertilizante podem ajudar a combater as pragas que atacam a planta.

Quais as vantagens do biofertilizante?

Por ser um produto natural, os biofertilizantes permitem uma produção de alimentos mais saudável, com menor impacto ao meio ambiente e também com um menor custo (quando comparado aos fertilizantes químicos).

Por ser rico em nitrogênio e outros nutrientes (como fósforo, potássio, cálcio etc.) garante um solo mais rico e preparado para receber as mais diversas culturas.

Outra vantagem dos biofertilizantes (e, talvez, a mais importante) é que eles reduzem a necessidade de utilizar outras formas de adubo, principalmente aquelas que apresentam efeitos negativos no meio ambiente. Podemos citar como exemplo, o uso de fertilizantes sintéticos de nitrogênio que, ao serem utilizados de forma prolongada, acumulam resíduos no solo, tornando-o menos fértil ao longo do tempo.

Além disso, aplicações concentradas de nitrogênio e fosfatos, sejam de fontes sintéticas ou orgânicas, podem ir para os cursos d’água, durante chuvas fortes, e atrapalhar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Como fazer?

Os melhores ingredientes para fertilizantes naturais podem ser encontrados na própria natureza. Folhas, frutas, legumes, estrume, ou qualquer outro material orgânico, são ótimos para produzir o biofertilizante, pois eles contêm macro e micronutrientes, hormônios reguladores do crescimento e microorganismos benéficos. Ao fazer biofertilizante, certifique-se de manter cada tipo de material orgânico separado. Na hora de utilizar, não haverá problema em misturar os produtos líquidos finais.

Aqui, nesta cartilha da Embrapa, você encontra um passo a passo completo de como fazer um biofertilizante para a sua plantação.

Fonte: http://www.hortamania.com