Verduras hidropônicas são saudáveis? Descubra mitos e verdades sobre estes alimentos!

Verduras hidropônicas são saudáveis? Descubra mitos e verdades sobre estes alimentos!

Doenças como obesidade, diabetes e hipertensão são muito comuns na atual geração, atingindo cada vez mais jovens de ambos os sexos. O problema é resultante de um estilo de vida que prioriza o consumo alimentos industrializados e ricos em gorduras, sódio e açúcar. Além disso, a população tem hábitos sedentários e geralmente consome legumes e verduras ricos em agrotóxicos.

A boa notícia neste cenário é que, junto ao crescimento de alimentos industrializados, também vem surgindo um movimento contrário — que valoriza comidas naturais e hidropônicas, que sugerem mais saúde e qualidade na alimentação para o consumidor. A busca por mais saúde acaba também gerando muitas dúvidas e mitos sobre os hidropônicos. Mas afinal, será que verduras hidropônicas são saudáveis?

Mitos e verdades sobre verduras hidropônicas

Todas as verduras, legumes e frutas são naturais, independentemente do grau de contaminação, qualidade nutricional e forma como foram produzidas. O termo serve apenas para designá-los em oposição aos produtos industrializados. Muitos são criados com auxílio de composições químicas que, ao serem consumidas, podem trazer muitos malefícios à saúde.

Nas prateleiras dos supermercados, as embalagens só confundem o consumidor — que fica na dúvida sobre a melhor opção a ser escolhida: produtos “naturais”, “hidropônicos” ou “orgânicos”.

Quando no rótulo e embalagens há escrito que o produto é “natural”, está apenas sendo informado que ele não passou por processo de industrialização, o que não significa que o item foi produzido sem agrotóxicos. Os alimentos isentos de substâncias tóxicas são chamados de “orgânicos”, enquanto os hidropônicos não utilizam o solo para serem produzidos e são cultivados em ambientes fechados e com nutrição química.

Ao ler hidropônico em uma embalagem de verdura, cujo preço é um pouco menor do que o orgânico, o consumidor acredita estar comprando um produto de qualidade já que ele é produzido em água e por estufa. Porém, ainda não há um sistema de certificação que garanta a ausência de agrotóxicos em sua produção, já que eles são permitidos tanto quanto nos convencionais.

Para tirar suas dúvidas, listamos abaixo os mitos e verdades sobre as verduras hidropônicas:

Hidropônicos são isentos de agrotóxicos?

Mito. Os hidropônicos têm sido recordistas em acúmulo de veneno, o que é justificado pelo seu cultivo na água e por serem fechados em estufa de alta temperatura, o que ajuda na sua concentração.

Há menos risco de fungos nas verduras hidropônicas?

Mito. Pelo ambiente fechado da estufa e o excesso de umidade, os fungos tendem a surgir com maior velocidade que nas criações convencionais. Dessa forma, o agricultor usa mais fungicida e a verdura se contamina.

Os hidropônicos são mais caros que os orgânicos?

Mito. Em geral, as verduras hidropônicas são mais cars do que as convencionais, mas mais baratas que as orgânicas.

A água sanitária pode eliminar a contaminação?

Verdade. A substância deve ser usada antes de lavar as verduras hidropônicas, com água abundante para retirar seus excessos.

Na produção dos hidropônicos não há contato com parasitas?

Verdade. Cultivado em um nível superior e protegido, os hidropônicos não são expostos a insetos e animais.

Imagem: Darwel / iStock / Getty Images Plus

Fonte: http://www.hortamania.com