Tecnovitis

Tecnovitis

A feira Tecnovitis, que compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reune produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Durante três dias de evento, a Tecnovitis 2023, em sua quinta edição, vai disponibilizar o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. Também haverá palestras, demonstrações técnicas à campo e exposição de produtos e serviços para o setor.

A atividade tem como objetivos disponibilizar o acesso do viticultor à tecnologia; fortalecer as relações entre os públicos, promovendo o contato direto; divulgar produtos e novas tendências para o cultivo; criar oportunidades de contato entre o produtor rural e seus familiares com as novas tecnologias, fornecedores e equipamentos, insumos e agentes financeiros; demonstrar e divulgar os experimentos realizados nos vinhedos da Serra Gaúcha; expressar o conjunto de políticas públicas que devem se articular em torno do produtor rural e dar visibilidade à esse produtor, enquanto modo de vida, no contexto de relações sociais solidárias.

A exemplo da primeira edição, realizada em 2015, a feira visa destacar a importância e relevância do setor, sendo pioneira em um evento específico e exclusivo, voltado ao cultivo da uva. Com os destaques que serão apresentados em 2023, a expectativa dos organizadores é de que a feira também permita atrair olhares do mercado externo, com público estimado de 10 mil visitantes.

O presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, comenta que as expectativas para essa edição são grandes. “Já somos uma feira consolidada, de um segmento específico e bem direcionado. Esse ano traremos novidades, muita informação e tecnologia. Como destaques, será apresentado um novo sistema anti-granizo, além de demonstrações da operação de drones na agricultura. Também traremos a pauta da conscientização sobre acidentes de trabalho no nosso setor”, completa.
A Tecnovitis mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias quantitativas e qualitativas, que tornam mais competitivos os processos desta cadeia produtiva. A feira é realizada em um dos maiores polos vitícolas do país. O cultivo da uva na Serra Gaúcha nasceu como subsistência, para consumo próprio e, com o excedente da produção nasceram as primeiras vinícolas comerciais, com a cultura de produção tipicamente italianas e ampla mão de obra. Com a ampliação das áreas de vinhedos e investimento dos empresários do setor, formou-se o maior polo vitivinícola do Brasil.

Atualmente os desafios são outros, já que a produção cresceu, exigindo maior qualificação dos trabalhadores, capacidade técnica e operacional das vinícolas para manter, não somente o volume de produção, como também a qualidade dos produtos. Um dos desafios da Tecnovitis é conduzir as atividades vitícolas dentro de novos moldes de cultivo e produção, incluindo a modernização e mecanização de processos, inovação tecnológica e, sobretudo, foco na qualidade dos cultivos.
O evento ocorrerá de 6 a 8 de dezembro, das 10h às 18h, na Comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A abertura será no primeiro dia, às 19h, no Auditório do Complexo Villa Michelon. Dentre os temas das palestras, estão novas formas de tecnologia e cultivo, sustentabilidade e oficinas diversas. A programação completa consta no site oficial da feira tecnovitis.com.br.

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br