Sementes orgânicas: o que são e onde encontrar

Sementes orgânicas: o que são e onde encontrar

Você já ouviu falar em sementes orgânicas?

Nós conversamos com o Santiago Matheus Leal Pereda, que é Engenheiro Agrônomo – e atualmente trabalha na área comercial da ISLA Sementes como coordenador de distribuição – para entender quais são os benefícios de cultivá-las e quais cuidados favorecem a germinação. 

Confira, abaixo, a entrevista exclusiva e comece já sua horta orgânica! 

O que são sementes orgânicas? 

A busca por uma alimentação mais saudável e o desenvolvimento de hábitos e práticas que preservem o meio ambiente têm impulsionado a procura por sementes orgânicas. Elas são  produzidas em áreas onde o sistema de manejo utilizado é o orgânico, sem nenhum tipo de produto químico.

Santiago Matheus Leal Pereda, engenheiro agrônomo, conta que o cultivo das sementes orgânicas favorece a sustentabilidade do meio ambiente como um todo, desde os solos até os micro-organismos que nele habitam. Ele destaca que o “benefício pode ser continuado no manejo das sementes para os cultivos futuros de forma orgânica, sem agredir o meio ambiente”.

Cuidados e plantio

O plantio de sementes orgânicas demanda alguns cuidados específicos, como atenção à limpeza prévia do local e retirada de plantas invasoras, que podem hospedar doenças. 

“É importante entender primeiramente que quando são utilizados produtos químicos o intuito é proteger as sementes de ataque de pragas e doenças. Já nas sementes orgânicas essa proteção não ocorre com nenhum tipo de produto, o que torna as sementes mais vulneráveis. Sendo assim, os cuidados devem ser de forma a prevenir possíveis danos nas sementes”, explica Santiago. 

O engenheiro agrônomo também recomenda o uso de bandejas de células, para proteger as mudas e o manejo do solo de forma orgânica, previamente à semeadura ou transplante, sem revolvimento do solo.

A produção contínua de hortaliças orgânicas também exige planejamento. E, para favorecer a germinação, alguns cuidados são fundamentais. Santiago conta que “é importante que as sementes sejam semeadas o mais rápido possível depois de abrir o envelope. As que sobram devem ser mantidas dentro do envelope aluminizado e guardadas na parte inferior da porta da geladeira”.

É interessante seguir essa recomendação para manter o melhor ambiente para as sementes e evitar a proliferação de patógenos causados pela umidade ou temperaturas elevadas.

 

Onde encontrar sementes orgânicas?

A ISLA é uma das maiores empresas da América Latina na área de produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores, temperos, ervas e árvores nativas. Em 2001, a empresa lançou sua primeira linha orgânica, que hoje conta com mais de 40 tipos de cultivares.

Elas são produzidas seguindo critérios rigorosos de qualidade. São variedades de alto potencial produtivo, tolerância à doenças e boa rusticidade, fruto de um trabalho de desenvolvimento comprometido. 

“A cada ano aumenta a procura por sementes orgânicas de forma considerável, e com isso a cada safra a nossa opção de sementes orgânicas aumenta também. O crescimento da procura se deve, principalmente, pela demanda por parte dos consumidores em ingerir hortaliças orgânicas, pela conscientização dos produtores e crescimento das hortaliças em áreas urbanas”, explica Santiago Matheus Leal Pereda, que é coordenador de distribuição da ISLA.

Nosso site – www.plantei.com.br – você encontra sementes orgânicas da ISLA de tomate, cenoura, abobrinha, rúcula, alface, berinjela, abóbora e muito mais! 

Para iniciantes

Quer ter uma hortinha, mas não sabe por onde começar? Faça o download do nosso e-book (clique aqui) desenvolvido especialmente para pessoas que são iniciantes no mundo dos cultivos. No material você também encontra um passo a passo para vários tipos de hortaliças e ervas! 

E aqui no nosso blog você encontra outros conteúdos introdutórios