Entenda a importância da horta na escola e como fazer um projeto

Entenda a importância da horta na escola e como fazer um projeto

Grande parte do conhecimento adquirido por uma pessoa começa a ser cultivado ainda na infância, e isso deve ser feito também com os conceitos de responsabilidade social e ambiental — como as noções de respeito com as gerações futuras. Desde cedo, as crianças devem aprender a respeito do princípio colaborativo e da necessidade de adotar ações sustentáveis para o crescimento da sociedade.

As escolas são um palco fundamental para que os pequenos cresçam com consciência ambiental e preocupação a respeito das consequências de suas ações. Nesse sentido, desenvolver práticas impactantes é uma excelente maneira de fazer com que os alunos se tornem pessoas mais responsáveis e conscientes. Criar uma horta na escola é uma ideia bastante divertida e interessante, uma estimula a cooperação, o respeito aos recursos naturais e ajuda no entendimento da importância de cada um para o planeta.

Como fazer um projeto de horta na escola?

Identifique o local ideal

Uma horta na escola precisa estar num local onde todos vão lembrar de cuidá-la e protegê-la. Além disso, a escolha do local também precisa levar em consideração fatores como a luz solar, espaço para o crescimento das plantas, fonte de água potável e suporte apropriado para manter o plantio.

Defina o formato

Existem diversos tipos de horta. Como a ideia é projetar a importância da horta escolar nos alunos, o ideal seria pôr caixas ou camas de plantio de modo que os alunos realmente coloquem a mão na massa. O contato direto com o solo e com outros recursos para o crescimento das plantas irá ajudá-los não só a entender a importância da horta na escola, mas a compreender processos biológicos e químicos do meio ambiente.

Escolha das plantas

Esta é uma etapa que depende do local escolhido para abrigar a horta, pois seu crescimento depende do espaço disponível e das reservas ou recipientes que vão servir de apoio. O plantio direto no solo e o clima também são fatores que podem ajudar a escolher as plantas corretas para a horta na escola. A princípio, alface, tomate, pimentão e outros tipos de frutas e legumes que crescem facilmente num espaço condicionado são ótimas opções.

Faça um teste

Antes de colocar o projeto em ação, faça um teste. Reserve um tempo para ver se as plantas realmente vão crescer no local escolhido e se os recipientes escolhidos estão adequados.

Estimule a horta como uma atividade extracurricular

A horta na escola pode ser uma excelente forma de oferecer aulas práticas e dinâmicas, em que os alunos entendem os conceitos abordados na sala de aula de maneira envolvente e divertida. A ideia é que o trabalho seja o mais simples possível, para que a força do aprendizado motive os alunos a desenvolverem valores importantes sobre o meio ambiente.

Imagem: Steve Debenport / iStock / Getty Images Plus

Fonte: http://www.hortamania.com