Qual a diferença entre agroecológicos e alimentos orgânicos?

Qual a diferença entre agroecológicos e alimentos orgânicos?

Você sabe a diferença que existe entre agroecológicos e alimentos orgânicos? Para alguns, eles são a mesma coisa, e muitos ainda acreditam que os dois se tratam de produtos naturais. Mas o que quase ninguém sabe é que existe uma grande e importante diferença entre os dois.

Os alimentos orgânicos, por exemplo, precisam ser certificados pela Lei nº 10.831 como um produto de produção agropecuária conforme está no art 1º da lei escrita em dezembro de 2003. “Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis”.

alimentos

A diferença entre alimentos orgânicos e agroecológicos

Os alimentos orgânicos não utilizam agrotóxicos ou fertilizantes químicos e são produzidos em uma qualidade de água zero química. O produto orgânico é considerado o melhor para a saúde humana e para o meio ambiente.

Agora, o agroecológico não segue uma lei ou uma diretriz, e nem é considerado uma classificação de produto. Na verdade, ele é uma visão de mundo, que agrega e traz à tona mudanças profundas, que inclui questões culturais e ambientais. Ele é um movimento que aborda diversos assuntos, como a decadência do solo, a monocultura, as secas, o mal-uso da água, as contaminações e diversos outros assuntos.

Para melhor entendimento, a agroecologia traz novos conhecimentos para a agricultura e recupera práticas tradicionais que foram perdidas com o tempo. É um estudo científico do futuro, que visa transformar o mundo.

Seu conceito persiste em se comprometer com o desenvolvimento que traga soluções sustentáveis para diversos problemas que temos vivido hoje, na cidade e no campo.

O conceito entre os dois é muito parecido, mas o orgânico se trata de um produto natural, que não contém química, como corantes e aromatizantes, enquanto o agroecológico se trata de um conceito de revolução, que por sua vez, não busca trazer o passado de volta para o presente, mas sim revolucionar o futuro com práticas tradicionais que foram perdidas.

Cultivar alface em casa é uma alternativa bem viável para quem procura alimentos orgânicos. Plantar em casa essa folha pode ser mais fácil do que você imagina! Agora se você…

Você sabia que os gongolos, mais conhecidos como piolhos-de-cobra são excelentes trituradores de resíduos sólidos? Eles também produzem adubo orgânico e são tão bons ou até melhores que minhocas para…

A agricultura é uma importante fonte econômica e precisa ser produtiva e gerar lucro. Por isso, a indústria está sempre buscando desenvolver produtos capazes de diminuir a incidência de pragas…
Fonte: http://www.hortamania.com