Sem medo do rugoso

Sem medo do rugoso

Carlos Herbach
Gerente de Área das Américas – Yuksel Seeds

O vírus do rugoso (ToBRFV) produz infestação em tomate e pimentão. Hoje, a maior incidência, com efeitos econômicos importantes, ocorre em tomate.

Trata-se de um vírus da mesma família do ToMV e TMV que, hoje, as variedades têm resistência genética. Porém, no rugoso o gene que confere resistência não tem efeito.

Origem

A doença foi detectada pela primeira vez em Israel, no ano de 2014. Depois, na Jordânia, em 2015 e, a partir de 2018, começou a ter efeitos importantes em outros mercados, como: Estados Unidos, Itália, Turquia, Espanha, Holanda e China.

Nesses países, houve danos econômicos significativos, o que gerou diversas mudanças do ponto de vista de manejo produtivo, comercialização e exportação.

Esta doença já foi detectada na Argentina, tendo começado no Norte da Argentina, região fronteiriça com o Sul do Brasil. Por isso, a preocupação.

Complexidade

Trata-se de uma doença complexa, uma vez que exige o controle integrado em todas as unidades de produção. Não basta apenas ter variedades com resistência, é preciso profilaxia, capacitação de funcionários, etc.

O vírus do rugoso pode gerar perdas de mais de 90% à produção.

Manejo

Muitas empresas estão trabalhando no desenvolvimento de variedades resistentes, mas é muito importante baixar o nível de pressão. Isso por se tratar de um vírus muito agressivo que, em poucos dias, já mostra sintomas e pode infestar novas plantas.

Infelizmente, é difícil detecta-lo, porque a sintomatologia é similar a outros vírus, por isso, são tão importantes os testes de laboratório (PCR test).

Solução

A Yuksel Seeds vem trabalhando em resistências vegetais há muitos anos. Já avaliamos mais de 2.000 parentais, e mais de 1.000 variedades estão sendo analisadas por nossa experiente equipe de Pesquisa & Desenvolvimento.

A empresa utiliza a técnica de marcadores moleculares, testes patológicos e, quando detectamos linhas resistentes, isolamos em estufas para verificar o comportamento agronômico.

A Yuksel Seeds tem um portfólio amplo contra o rugoso em todos os segmentos: tomate redondo, saladete, “grape”, cereja redondo, coquetel, holandês e especialidades. Todas as variedades e tipos estarão disponíveis para o mercado brasileiro, quando o produtor precisar. Por isso, nossa campanha: “Sem medo do rugoso”.

Apesar de ser uma doença complexa, produtores e empresas produtoras podem ficar tranquilos que, hoje, o mercado tem ferramentas para evitá-la. Medidas preventivas sempre são importantes e, contra este vírus, ainda mais.

Pesquisa à frente

Importante que o mercado brasileiro, hoje, está mais preparado para enfrentar esta doença e, agora, também, pode contar com o know-how de mais de três décadas da Yuksel Seeds, empresa de origem turca e presente nos cinco continentes.

A Yuksel Seeds é reconhecida globalmente como uma das empresas tecnologicamente mais avançadas, que cultiva suas sementes sob o padrão GSPP, o que confere à empresa prestígio junto aos produtores e consumidores de todo o mundo.

A Yuksel Seeds é referência na pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento de sementes de hortaliças, com qualidade acima dos padrões internacionais.

Fonte: https://revistacampoenegocios.com.br